segunda-feira, 30 de março de 2009

Salas de cinema em Macau


Cinema Alegria
Cartaz de Dezembro de 1959 - Cinema Lee Cinema Nam Van (foto de António Cambeta)

Em 1893, o chamado "teatro de imagens projectadas" apareceu em Macau, sendo a forma inicial do filme. Em 1910, foi inaugurado o primeiro cinema do Território, o Cinema Vitória. Na época do auge, houve doze cinemas em Macau! Império, Alegria, Nam Van, etc...

6 comentários:

  1. Hoje é um edifício muito alto e espelhado, com um centro comercial e escritórios, onde inclusive funciona o Tribunal Judicial de Base...
    Manteve a forma curva...

    ResponderEliminar
  2. Grandes tardes de cinema que eu aqui passei, fugindo das aulas de Moral do Pe.Teixeira! Ha!Ha!Ha!
    Olivia

    ResponderEliminar
  3. Olívia... há por aí uns post's sobre o Monsenhor!

    ResponderEliminar
  4. Estimado Amigo e Ilustre Historiador João Botas,

    Nos anos 60' havia em Macau 10 Salas de Cinema, a saber, ROXY, KAM SENG, ORIENTAL, NAM VAM, CAPITÓLIO, IMPÉRIO, VICTÓRIA, APOLLO. ALEGRIA E CHENG PENG.

    Havia na Ilha da Taipa, junto â sede da Aministração, uma sala de cinema, que era um barracão, estando a máquina de projectar no outro lado da rua, junto auela pedra grande qua ainda lá se encontra.

    Esta foi a primeira casa de cinema que tive o prazer de conhecer, visto me encontrar na Taipa como militar, isto no ano de 1964, que ainda eu não conhecia Macau, pois passei a conhecer em Dezembro desse ano quando fui destacado para o quartel da Ilha Verde.
    Mais tarde foi construido o Lido e o Cine Teatro.
    Um abraço amigo de terras do Sião.

    Nessa foto onde mostra o cinema Nam Vam, essa personagem que se pode ver, sou eu rsrsrs.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, existem cinemas em Macau em portugues? Um amigo meu mora em Hong Kong e quer assistir esse novo filme que lancou, chamado Avatar. Mas o problema eh que meu amigo so entende portugues entao nao da pra ele ver em Hong Kong. Ai ele tava pensando em assistir em Macau se tiver cinema com legendas em portugues ou dublado em portugues.

    ResponderEliminar