quinta-feira, 26 de março de 2009

Leal Senado: 400 anos de história

Reprodução do antigo Leal Senado como aparece no livro chinês «Ao-Mun-Kei-Leok»

O edifício tem mais de 400 anos de História. Desde finais do século XVI, foi sede do Senado de Macau (Casa do Senado), posteriormente designado Leal Senado. Ao longo do tempo, foi-se transformando, de câmara municipal e entidade de gestão urbana do território até à sede do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais que é actualmente.
Inicialmente era um edifício construído em tijolo com um jardim murado. Em 1784 foi construído outro edifício de dois pisos, em estilo barroco, tendo sido reconstruído, em estilo neoclássico, em 1876. Em diferentes épocas, o edifício passou por diversas obras de restauro devido aos estragos causados por tufões e pela formiga branca. O actual edifício e respectiva fachada remontam a 1940, altura em que se realizou a mais recente intervenção de fundo.
Em diferentes datas existiu neste local, por exemplo, o Museu Municipal, a Estação dos Correios, a Delegação de Saúde, o Tribunal Judicial, e, mais remotamente, a Prisão Central.
A 1 de Janeiro de 2002 foi criado o IACM, cuja sede se situa neste edifício de grande valor histórico e cultural. Em 2005, o edifício, incluído no Centro Histórico de Macau, foi declarado Património Mundial pela UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário