segunda-feira, 30 de março de 2009

Quartel de S. Francisco: 1910/20


Fortaleza
A Fortaleza de S. Francisco foi construída em 1629, desde os alicerces, no lugar do antigo convento de S. Francisco, pelo desenho e debaixo da imediata direcção do governador José Rodrigues Coelho do Amaral. Ao mesmo governador se deve a construção do forte de S. Francisco, também a ocupar o lugar do antigo forte. O quartel foi reconstruido em 1937. Mas, voltemos à fortaleza...
Integrava a linha de fortificações que circundava o núcleo habitacional então existente., liganado-a à Fortaleza de S. Paulo do Monte, bem como ao baluarte de S. João e ao Fortim de S. Jerónimo. Junto à fortaleza existiu um convento e respetiva igreja. Era a primeira linha de defesa da cidade e o seu armamemto alcançava a Ponta da Cabrita, na Taipa!
Bateria 1º de Dezembro
A bateria 1º de Dezembro foi edificada em 1872 junto à Fortaleza de S. Francisco e num plano inferior à mesma. Foi construíd apara defender o acesso à Praia Grande mas servia essencialmente para proporcionar abrigo às embarcações em alturas de tempestade/tufão. Tinha planta circular com cinco plataformas para as peças de artilharia, sendo as suas muralhas fortemente inclinadas como medida de defesa. Dispunha de alojamentos para a guarnição, depóstiso de munições e armazéns diversos e comunicava com a Fortaleza de S. Francisco por uma passagem subterrânea. Os aterros da Praia Grande iniciados em 1921 destruiram esta bateria.

Sem comentários:

Enviar um comentário