sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fragata Gonçalves Zarco em Macau

 Gonçalves Zarco junto às Oficinas Navais
O Gonçalves Zarco (1933-1964) era presença assídua nas águas de Macau entre 1950 e 1964. Era comandado pelo Cte. Fragoso de Matos, tendo como imediato o então Cte. Rosa Coutinho e como oficial de máquinas o meu querido amigo, já falecido, Eng. José Rodrigues Cavaco. O navio costumava fazer as suas docagens e reparações de maior importância em Hong-Kong nos estaleiros da Hong-Kong & Whampoa Docks em Kowloon. Em Outubro de 1962, a guarnição do Gonçalves Zarco mudou. O comando foi entregue ao Cte. Malheiro do Vale e o Cte. Sousa e Costa foi o seu imediato.
O navio ostentava uma flâmula de duzentos metros correspondentes aos nove anos que o navio permanecera fora de Lisboa em comissão no Oriente. "Eram 11.50 do dia 28 de Março de 1964, quando o navio largou da ponte cais do porto de Macau e começou a descer o porto interior, mas à passagem pelas Oficinas Navais deparou-se-me a maior surpresa da minha vida, pois que os operários se espalharam ao longo das muralhas enquanto o rebentamento de milhares de panchões quase nos tiravam a visão das gentes que nos quiseram dizer adeus. Tudo ficou na história como a despedida do Zarco, mas eu sabia que a despedida se dirigia a mim em especial, como mais tarde me confirmaram (...)
Estava quase o sol no zénite, daquele dia 28 de Março quando o NRP Gonçalves Zarco, sob o comando do Capitão de Fragata António Julio Malheiro do Vale, largou da ponte cais n.º 8 do porto interior de Macau. Esfumaram-se no horizonte as colinas da mui Nobre e Leal Cidade do Nome de Deus de Macau, enquanto a proa do Zarco abria caminho nas amarelas águas do rio das pérolas e já há muito se deixara de ver a Ilha de Coloane quando no horizonte se fez anunciar a proximidade da ilha de Hong Kong."
Texto de Antunes Lourenço que fez parte da tripulação do Zarco em Macau

1 comentário:

  1. Pelo Despacho Ministerial de 23 de Janeiro de 1943, PE JOSE CORREIA DA CUNHA foi admitido ao serviço da Armada Portuguesa, como Sacerdote da Religião Católica em Ordem da Armada nº2 de 1943.
    Em 12 Outubro 1961 ficou incardinado ao Patriarcado de Lisboa por ter terminado o Serviço na Armada onde prestou serviços nas seguintes unidades:

    - Aviso Gonçalves Zarco
    - Aviso Bartolomeu Dias
    - N.E. Sagres I
    - Aviso Afonso de Albuquerque
    - Corpo de Marinheiros
    - Base Naval do Alfeite
    - Escola Naval
    - Hospital da Marinha
    - Escola de Alunos Marinheiros
    - Escola de Mecânicos

    Seria possil confirmar se conheceu o Capelão Correia da Cunha. Temos um blogue de Homenagem a este grande marinheiro.Todas as informações tem para nós um importancia muito grande.
    http://padrecorreiadacunha.blogspot.com
    Bem haja

    ResponderEliminar