quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jornal de Macau e Tribuna de Macau, 1982



Em 1982 surgiram 3 jornais em língua portuguesa. O Jornal de Macau (diário), o Tribuna de Macau (semanário) e o Vector (a 10 de Dezembro), de João Severino.
“O Jornal de Macau também estava para sair. Acabou por ser lançado um no dia 28 e outro no dia 30 de Outubro, porque era sábado”, explica José Rocha Dinis, director do Tribuna, referindo-se, no último caso, ao semanário Tribuna de Macau. “Por isso é que comemoramos a data a 1 de Novembro, para juntar os dois jornais”, contemporâneos no nascimento, que mais tarde se viriam a unir.
Quando chegou a Macau, Rocha Dinis encontrou “um só jornal, com seis páginas, que era realmente uma coisa muito fraca”. A televisão ainda não existia, aconteceu dois anos depois, a Rádio estava em período de reestruturação, que aconteceu com a chegada de novos profissionais.

2 comentários:

  1. Quero saber, na opinião do senhor, para quê existiam, antigamente, e para quê existem, hoje em dia, os jornais em língua portuguesa em Macau?
    Quais eram os valores da sua existência?
    E quais são os valores da sua existência actual?
    Estou muito interessado em saber isto.
    Muito obrigado pela resposta.

    ResponderEliminar
  2. Caro André, terei muito gosto em responder mas terá de ser mais específico nas perguntas e no fim a que se destinam. Pode utilizar o e-mail macauantigo@gmail.com Cumps

    ResponderEliminar