sexta-feira, 3 de abril de 2009

Rádio e Televisão em Macau

Rádio Vila Verde
TDM - Rua Francisco Xavier Pereira



João Jacques Álvares aos microfones da Rádio Vilaverde

A primeira estação de rádio em Macau foi criada em 1933. Funcionava no 2º piso do edifício dos Correios (Largo do Leal Senado), com emissões de duas horas diárias, tendo mantido a sua actividade até 1941, sob as designações CQN-MACAU e CRY-9-MACAU.
Em 1938 surge a Rádio Polícia, por pertencer à PSP, que funcionou na Esquadra No 2, junto ao Canídromo, até 1941, sob a designação XX9-RÁDIO POLÍCIA.
Em 1941 foi criado o Rádio Clube de Macau, que passou a emitir programas em português, chinês e inglês, herdando o equipamento e instalações da emissora CRY-9-MACAU.
Em 1952 surge a Rádio Vila Verde, propriedade de Pedro José Lobo, com estúdios num edifício privado, emitia sob as designações CR9XL e CR9XM, em cantonense e português. Suspendeu a sua actividade em 1994, tendo retomado as suas emissões em 2002.
A “Rádio Vila Verde” também pertenceu a João Jaques F. Álvares, um radioamador que detinha o código “CR9AH”. A Rádio Vila Verde deixou de emitir nos anos 70 e esteve encerrada durante muitos anos, até ser adquirida por Stanley Ho. Hoje em dia apenas emite em chinês com os resultados das corridas de cavalos
Em 1962, o Rádio Clube de Macau deu lugar à ERM-Emissora de Radiodifusão de Macau, gerida por uma Comissão Orientadora. Em 1973 passa para a dependência do Centro de Informação e Turismo.
Em 1976 foi criado um Serviço Público de Radiodifusão, a Rádio Macau. Em 1982 é constituída uma Empresa Pública de Teledifusão (TDM) que integra os serviços de rádio. Cria o canal Ou Mun Tin Toi (em língua chinesa) e o canal Rádio Macau (em língua portuguesa), ainda em funcionamento.
A TDM, Canal de Televisão, iniciou a sua actividade no dia 13 de Maio de 1984, com emissões diárias das 18 às 23:00 horas, alternando programas em português e chinês. Em 1990 dividiu-se em dois canais, o Chong Man Toi (em língua chinesa) e o Canal 1 (em língua portuguesa).

Sem comentários:

Enviar um comentário