domingo, 24 de maio de 2009

Algumas curiosidades numismáticas

A nota de 5 Patacas foi encomendada ao fabricante Thomas de La Rue & Co. Lda. de Londres, para circular em Macau. Tem a data de 01/01/1924 e foi posta a circular em Macau em 1926. Foi recolhida em 1948.
Características: escudo das armas nacionais ao centro, sobre valor e legenda «Pagaveis em Macau em Moeda Corrente». Juncos à direita e vapor à esquerda, em baixo e ao centro. Numeração a preto. Assinaturas fac-simile de o Vice-Governador e O Governador. Data e restantes indicações na cor da moldura - verde. No verso, figuração simbólica de Mercúrio, em medalhão circundado pela designação do Banco e ladeado pelo valor.
Trata-se de uma nota emitida para Macau, mas que acabou por circular mais em Timor. A emissão total para Macau foi de 300.000 notas, mas algumas delas foram remetidas para Timor, depois da aposição da sobrecarga “Pagável em Timor”, na frente e no verso da nota.
Segundo o BNU em 30.9.1932, 120.000 notas desta emissão, com a sobrecarga “Pagável em Timor”, foram remetidas para Timor, para aí circularem. Em 1945, foram remetidas mais 122.000 exemplares.
Houve duas sobrecargas distintas para estas notas: "Pagável em Timor" e "Pagáveis em Timor". Curioso é que não circularam nas datas próximas da sua emissão, mas sim como dinheiro de recurso a seguir à Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário