quarta-feira, 6 de maio de 2009

Comissão militar entre 1960-62


Rui Silva Cruz cumpriu uma missão como militar em Macau entre 1960 e 1962. Pertenceu à Companhia Independente de Caçadores "no meu caso a nº 5 pois havia outras espalhadas por Macau e ilha de Coloane, assim como na Fortaleza e no Quartel General que para além dos serviços próprios de comando existia uma companhia de cavalaria.
As companhias, excepto esta, eram formadas por africanos de Moçambique de passagem para Macau. O contingente da metrópole era constituído na sua maior parte por especialidades e foram espalhados pelos diversos quartéis. Estive inicialmente nas Portas do Cerco para controlo e vigilância da fronteira com a China onde se situava a CIC 5 e mais tarde fui transferido para o Quartel General (S. Francisco) na 2ª repartição que tratava de todas as questões sobre o que se passava na China para posterir informação. Também servia de apoio e encaminhamento aos refugiados que fugiam então da China Continental, depois de serem acolhidos durante a noite pelas nossas rondas principalmente junto às muralhas que dividiam Macau da China nas Portas do Cerco".
Portas do Cerco ca. 1960

4 comentários:

  1. Eu justamente vim render essa companhia, aliás uma delas, a que estava sitiada no Qautrel da Ilha Verde, aqui cheguei em Setembro de 1964, integrado na Companhia de Caçadores 690.
    É sempre interessante reviver o passado.
    O meu muito obrigado
    António Cambeta

    ResponderEliminar
  2. Olá António, está feita a 'ponte' entre si e o Rui Silva. Se tiver mais memórias que queira partilhar, esteja à vontade... Cumprimentos. JB

    ResponderEliminar
  3. É BOM RECORDAR. FUI MILITAR DE 1962 A 1965, DESTACAMENTO DE MANUTENÇÃO MILITAR, QUARTEL DE MON HÁ (penso que é assim que se escreve). Valeu seu esforço neste belo trabalho. A memória aviva-se mais fácilmente pela imagem. Cumprimentos Carlos

    ResponderEliminar
  4. Nas chamadas Barracas Metálicas de Mong Há e deve ter tido como Cdtes os capitães Conceição Casaca e João Grilo. Algumas imagens e/ou outros documentos da época que queira partilhar? Utilize o e-mail referido no perfil.
    Cumps Carlos

    ResponderEliminar