sábado, 9 de maio de 2009

Governador Melo Egídio: 1979-1981

No dia 13 de Outubro de 1979 (em baixo) aquando da inauguração pelo Presidente da República General Ramalho Eanes da exposição Macau: 400 Anos de Oriente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa
Conta-se uma história - que tomo por verdadeira - que nas celebrações do ano novo chinês de 1981 - durante a vivicação de um dragão - o Gov. Melo Egídio deixou caír o pincel com que pintava o olho do dragão. Na altura um ancião chinês terá comentado ao jeito bem característico local: "Ahia, o Governador vai ficar pouco tempo."
E assim foi. Pouco tempo depois Melo Egídio regressava a Portugal para tomar posso como Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas no seguimento da extinção do Conselho de Revolução. Foi a 24 de Fevereiro de 1981 que o General Nuno Viriato Tavares de Melo Egídio deixou o Território. Até ser nomeado um novo governador - Almeida e Costa - os poderes foram delegados no encarregado do governo, o coronel José Carlos Moreira Santos.
Melo Egídio tinha substituído Garcia Leandro no final de 1974 e foi o primeiro Governador de Macau a visitar a China, em 1980, cerca de um ano depois de Portugal e China terem restabelecido relações diplomáticas.

1 comentário:

  1. MOÇAMBIQUE- DISTRITO DO NIASSA- VILA CABRAL..É BOM RECORDAR O TEMPO PASSADO (TRABALHEI COM O GENERAL MELO EGIDIO E COM O SECRETÁRIO ANTÓNIO DE OLIVEIRA NO ANO DE 1969) FOI POR POUCO TEMPO MAS DEU PARA ANALIZAR O BOM CORAÇAO QUE O GENERAL TINHA.... MUITO HUMANO...

    ResponderEliminar