quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mocidade Portuguesa e Escoteiros

Mocidade Portuguesa em Macau - 1955- imagem do site Memória Macaense
A Mocidade Portuguesa surgiu primeiro em Portugal (1936) e só depois nas províncias ultramarinas, incluindo Macau, em Fevereiro de 1939. Com ela extingue-se os escuteiros cujas origens em Portugal, começam em... Macau.
A fundação do primeiro grupo de escoteiros em território português ocorreu em Macau, em 1911, por iniciativa do então Tenente Álvaro de Melo Machado, governador do território. O seu conhecimento da existência do escotismo e do seu potencial adveio da proximidade de Hong-Kong, onde já havia também grupos de escoteiros. É o próprio governador de Macau quem afirma, "- Como eu era governador de Macau, protegia muito os rapazes. Pessoa que ali caía eu dizia-lhe logo: - Você tem de me ajudar nos escoteiros! – Arranjei-lhes material e barracas e outras coisas". Com a colaboração da filha do comissário da alfândega chinesa, foram constituídas duas patrulhas de escoteiras e duas de escoteiros, surgindo assim o primeiro Grupo de Escoteiros portugueses, devidamente uniformizados e organizados.

Em 19 de Maio de 1936 é fundada a Mocidade Portuguesa e a AEP passa a ser perseguida. Os movimentos nacionalistas estavam no seu apogeu e o Escotismo, tinha, desde a sua fundação, um carácter universalista e pacífico que não se enquadrava no espírito que o governo de então pretendia consolidar. Em 1939 pelo decreto 29453, de 17 de Fevereiro, são extintos todos os Grupos de Escoteiros do Ultramar, o seu material e sedes confiscado e entregue à Mocidade Portuguesa. Um decreto idêntico estava redigido e pronto para ser promulgado tendo em vista a extinção também dos Grupos do Continente, Madeira e Açores, o qual nunca chegou a ser publicado. O decreto 31908 de 9 de Março de 1942 veio ainda a criar mais dificuldades à AEP a qual passou a contar com a hostilidade assumida por parte do regime, tendo sobrevivido até ao 25 de Abril de 1974 com grandes dificuldades.
A Mocidade portuguesa pretendia abranger toda a juventude - escolar ou não - e tinha como fins estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares. Em Macau, a actividade da Mocidade Portuguesa fazia-se sentir ao nível da prática do desporto: vela, hóquei, etc... e nas escolas portuguesa onde havia salas específicas para as secções masculina e feminina. (tema a abordar com mais detalhe em futuros post's)

2 comentários:

  1. Obrigado por todas estas informações. Como estou a fazer uma pesquisa histórica sobre as actividades da Mocidade Portuguesa, gostaria de manter o contacto e saber algo mais, se possível. Cumprimentos.

    ResponderEliminar