quinta-feira, 28 de maio de 2009

Portugal dos pequenitos... desde 1940

A propósito do post anterior, também o Portugal dos Pequeninos serviu semelhantes propósitos, mas a nível interno e de forma duradoura. Foi em 1940 e também aqui Macau não foi esquecido.

Planeado por Bissaya-Barreto e projectado por Cassiano Branco foi inaugurado a 8 de Junho de 1940 mas só ficou concluído no final da década de 1950 (a parte de Macau é desta época).
Este parque temático destinado às crianças é constituído por três áreas que correspondem a sucessivas fases de construção, sendo a primeira destinada aos mais pequenos e as duas outras a mais crescidos. A Aldeia dos Pequenitos é dedicada às casas regionais portuguesas e recria os ambientes das povoações de Norte a Sul do país. A segunda fase é o Portugal Monumental, e representa os principais monumentos portugueses. O núcleo Além-Mar evoca os actuais países africanos de língua oficial portuguesa: Brasil, Macau, Índia e Timor. Conta-se uma história muito engraçada acerca da construção do pavilhão de Macau... Vou averiguar com mais detalhe e prometo contar num próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário