sexta-feira, 15 de maio de 2009

União Nacional, 1940

"Álbum Comemorativo da União Nacional de Macau no ano XIV da Revolução".
Este é o título de, muito provavelmente, o único livro editado sobre a marca da UN em Macau. É de 1940 e foi feito na Tipografia do Orfanato Salesiano. Tem 137 páginas com algumas ilustrações. Neste livro, a União Nacional, coordenadora e dirigente da actividade política local, regista o depoimento dos chefes de Serviços e de outros valores intelectuais mais representativos da colónia de Macau, relativamente aos trabalhos realizados, sob os auspícios do Estado Novo, em todos os sectores da administração pública. Já vi referências a um edifício da UN mas nunca foi possível confirmar a informação.
Criada em 1930, a União Nacional comportou-se como um partido único, já que nunca admitiu qualquer forma de entendimento com a oposição. A sua criação teve o intuito de fazer a transição entre a Ditadura Militar e o que viria a ser o Estado Novo. Com uma forte e estreita ligação ao governo, a sua acção sempre foi controlada pelo Presidente do Conselho.
Até aos actos eleitorais de 1945 não teve quaisquer concorrentes; todavia, neste ano, foi permitido à oposição a apresentação de listas. Apesar desta abertura, os vencedores das eleições presidenciais (Oscar Carmona, Craveiro Lopes e Américo Thomaz) foram os apoiados pela União Nacional.
Quando Marcello Caetano subiu à chefia do governo o seu nome foi alterado para Acção Nacional Popular. Mudou o nome mas os objectivos continuaram a ser os mesmos.

2 comentários:

  1. Cheguei até aqui através dum "blog" amigo (Valium50). Fiquei deveras a gostar.
    Voltarei certamente mais vezes.

    António Serra

    ResponderEliminar
  2. Seja bem-vindo. Apareça, comente, critique sugira. Cumps . JB

    ResponderEliminar