sexta-feira, 19 de junho de 2009

Arquitectura... sino-portuguesa

Largo frente às ruínas de S. Paulo e antigo edifício de traça colonial em Coloane


O tema é controverso... e eu não sou um especialista. O que posso afirmar é que existem exemplos de edifícios com marcas de diversos tipos/épocas de arquitectura: neoclássico, art-déco, colonial, etc... mas, até aqui a especificidade de Macau prevalece. Refiro-me a edifícios que são o resultado das culturas oriental e ocidental. Não se encontram em mais nenhum lugar do mundo.
Até ao século XX, a arquitectura de Macau representa uma mistura dos estilos oriental e ocidental. As velhas casas de chá, na Rua Nova de El-Rei (hoje, Cinco de Outubro), as antigas casas de penhores, em forma de fortalezas, os hotéis de fumadores de ópio, à beira do Porto Interior, e as moradias tipicamente chinesas coexistiam pacificamente com as formas urbanas essencialmente mediterrânicas, não racionalizadas, com largos ou praças, quintais de árvores europeias, átrios e travessas, calçadas e escadarias quebra-costas, que nos lembram paragens mais distantes como Lisboa ou o Porto.
O progesso veio trazer outras correntes e a profusão de arranha-céus descaracterizou um pouco a cidade. Ainda assim, ali estão para memória futura e bem conservados inúmeros exemplos de uma arquitectura que são a memória física de Macau di tempo Antigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário