terça-feira, 2 de junho de 2009

Corrida do Saco

Este jogo tradicional era muito popular entre a comunidade portuguesa que vivia em Macau. Para a corrida do saco eram necessários sacos, nos quais os participantes se enfiavam e que seguravam com ambas as mãos. A primeira pessoa a chegar á meta aos pulos dentro do saco era o vencedor. Um método alternativo é revelado nesta fotografia, no qual o participante tinha o saco amarrado à cintura.

6 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber em que ano essa brincadeira iniciou em Macau, pois não encontrei nenhum registro sobre esse assunto em outro site. O quanto antes você responder melhor, muito obrigada!
    Há posts muito interessantes aqui, lindo blog!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Por certo com a chegada dos portugueses, nomeadamentes os jesuítas, a partir do século 16. O jogo é ancestral e, tanto quanto sei ligado às actividades da agricultura (os sacos usados nos primórdios eram de serapilheira onde se guardavam/transportavam cereais). No Brasil este jogo tradicional é tb muito antigo. Cumps

    ResponderEliminar
  3. Olá, eu etive a psquisar sobre jogos tradicionais, e não encontrei inform~ções, para além do seu blog a falara da história de algim jogos tradicionais, como corrida de três pés e corrida de colher com batata, se me puder ajudar, agradecia-lhe.
    Peço-lhe esta informação o quanto antes.
    Obrigada pela atenção, e já agora, os seus posts são muito curiosos, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Olá eu queria saber como era antigamente a brincadeira saco de corrida.É que eu tenho um trabalho para fazer ai que euria muito saber.

    ResponderEliminar
  5. Olá eu queria saber como era antigamente a brincadeira saco de corrida.É que eu tenho um trabalho para fazer ai que euria muito saber.

    ResponderEliminar
  6. O objectivo é percorrer uma determinada distância no mais curto espaço de tempo. Para os jogadores se deslocarem, devem segurar o saco com as duas mãos. O concorrente que sair de dentro do saco durante o percurso é desclassificado.

    ResponderEliminar