quarta-feira, 3 de junho de 2009

Museu Marítimo de Macau



Construído no Largo do Pagode da Barra, este Museu procura ilustrar as actividades marítimas de Macau, desde os primórdios até aos dias de hoje.
Em 1986, por iniciativa do Comandante António Martins Soares, então capitão dos portos de Macau, surgiu a ideia da criação de um Museu Marítimo em Macau. Uma antiga moradia (de uma cor verde que muitas recordarão) localizada no Largo do Pagode da Barra, foi adaptada para albergar o espólio do Museu. Este espaço foi inaugurado em 1987 mas depressa se tornou pequeno. As diversas doações e a aquisição de novas peças implicaram a necessidade de criar novas e amplas instalações. Assim, menos de 3 anos depois, a 24 de Junho de 1990 inaugurava-se um edifício construído de raíz que iria permitir a exposição de novas áreas temáticas.
A fachada arquitectónica do novo Museu sugere de forma estilizada uma embarcação. O edifício fica junto ao rio, no mesmo Largo do antigo edifício onde passaram a funcionar os escritórios do Museu e ladeando o Templo de Á-Mà, deusa protectora dos pescadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário