quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Correios e Telecomunicações


Os Correios de Macau editaram em 2006 a obra do historiador postal, Luís Virgílio de Brito Frazão, “História e Desenvolvimento dos Correios e das Telecomunicações de Macau, Vol. II – História Postal de Macau 1884-1999”.
Trata-se dum livro com 865 páginas e 361 excelentes figuras impressas em papel couché, onde é reproduzida legislação, mapas, plantas, fotografias, gráficos, balancetes e tabelas de portes.
É reproduzida igualmente correspondência, avisos, circulares, editais, anúncios, regulamentos e boletins dos correios, São reproduzidos ainda carimbos e marcas postais, bem como cartas, selos e blocos de selos, inteiros postais, cintas de jornais, telegramas e cupões resposta internacional.
Antes fora editado “História e Desenvolvimento dos Correios e das Telecomunicações de Macau, Vol. I – do Correio Marítimo ao Início do Período Adesivo”, cuja análise se inicia em 1798 e termina em 1884.
Para esta obra o autor efectuou consultas aos arquivos de Londres, Goa, Portugal e Macau, configurando as actividades do correio marítimo de Macau, em que participaram portugueses e ingleses durante quase 100 anos, na época que foi desde o fim de Quialong até meados de Jiangxu da dinastia Qing.
Trata-se do primeiro livro na história dos correios e das telecomunicações de Macau que fala das actividades postais de Macau desde 1798 até 1884. Redigido em português e chinês, com 502 páginas e 180 excelentes figuras, das quais ressaltam envelopes de grande valor histórico e filatélico, bem como peças do espólio do Museu das Comunicações de Macau.
O livro está à venda nas lojas Filatélicas em Macau, podendo ser adquirido por via postal através de carta endereçada aos Correios de Macau, Largo do Leal Senado, Macau.
Uma edição de postais de 1993 alusivos aos anos de 1950 nos correios

Sem comentários:

Enviar um comentário