quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Educação em Macau 2

Documentos para a história da educação em Macau - vol. 1. Prefácio de Jorge Rangel. esta edição de 1996 aborda os seguintes temas: Instrução dos Macaenses. A Questão do ensino da língua portuguesa. Reforma da instrução pública em Macau. Regulamento e Programas do ensino primário e infantil. Proposta de criação de escolas. O problema da instrução em Macau. Protecção à infância em Macau. Relatório de Ensino 1910-1925. Tamagnini Barbosa, um olhar sobre o ensino em Macau. Regulamento e Estatutos. Relatórios escolares. Escrevem Leôncio Ferreira, D João Paulino, D Azevedo e Castro... 468 páginas.
Em 1997 surgiu o 2º volume abordando A Educação em Macau: Cidade, Estudantes, Leis, Século Dezenove, Ministério dos Negócios do Reino, Professores, Repartição das Escolas Municipais Ultramarinas, Uma conferência do professor Camilo Pessanha, Livros em Macau, Aumento de vencimento ao Professor Camilo Pessanha, Escola Colonial, Liceus Coloniais, Escolas Oficiais Particulares, No Império português ensina-se a falar a língua de Portugal, Cultura, Documentos Estatísticos. Criação da Casa dos Rapazes destinada ao internamento de menores delinquentes. Ultramar.
O 3º volume foi editado em 1998. Aborda a Educação Colonial segundo Carneiro de Moura. Leis promulgadas pelo Governo de Lisboa. Ensino Particular. Ensino Oficial. Ensino de Educação Física, Teatro e Música. Reformas, Diplomas, Arquivo Colonial, Institutos, Documentos facsilimados, O Ensino da Língua Portuguesa, Juntas de inspeção das escolas chinesas, Relatórios escolares, Estatutos, Condecorações, Recreio infantil, Caixa escolar, Constituição do grupo de Amadores de Teatro e Música. Fundação da Academia de Música de Macau. Bibliografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário