quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os primeiros selos

O primeiro selo postal de Macao foi emitido em 1884 com valor facial de 5 réis (preto). Mostra a Coroa Portuguesa.
No ano seguinte, este mesmo selo recebeu sobrecarga e foi usado em Timor.
O primeiro selo postal comemorativo foi emitido em 1898 com valor facial de meio avo aquando das comemorações dos 400 anos da Viagem de Vasco da Gama, mostra as datas 1498-1898 e a caravela...
Igual ao emitido para Macau mas com a sobrecarga de Timor

1º selo postal comemorativo de Macau
1º selo postal: 1884

2 comentários:

  1. joao tens alguma coisa sobre os primeiros Correios de Macau... algures nos finais da Era Qing... e ficava na Rua de Santa Clara, na zona onde hoje esta o Santa Rosa de Lima, perto do jardim de S. Francisco...
    Apenas encontro a referencia a sua existencia mas nenhuns detalhes...

    ResponderEliminar
  2. Os Correios de Macau editaram em 2003 o livro “História e Desenvolvimento dos Correios e das Telecomunicações de Macau, Vol. I – do Correio Marítimo ao Início do Período Adesivo”. É seu autor o prestigiado historiador postal, Dr. Luís Frazão, que para o efeito efectuou consultas aos arquivos de Londres, Goa, Portugal e Macau, configurando as actividades do correio marítimo de Macau, em que participaram portugueses e ingleses durante quase 100 anos, na época que foi desde o fim de Quialong até meados de Jiangxu da dinastia Qing.
    Trata-se do primeiro livro na História dos Correios e das Telecomunicações de Macau que fala das actividades postais de Macau desde 1798 até 1884. Redigido em português e chinês, com 502 páginas e 180 excelentes figuras, das quais ressaltam envelopes de grande valor histórico e filatélico, bem como peças do espólio do Museu das Comunicações de Macau.
    O livro está à venda nas lojas Filatélicas em Macau, podendo ser adquirido por via postal através de carta endereçada aos Correios de Macau, Largo do Leal Senado, Macau.

    ResponderEliminar