quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Processo de Transferência de Soberania

O Presidente da República Ramalho Eanes num encontro com o Director do Conselho Consultor do Partido Comunista Central Chines, Deng Xiaoping, no ano de 1985, em Pequim. Ambas as partes, portuguesa e chinesa, atingiram consenso, após negociação, sobre a questão de Macau.
O Primeiro Ministro, Cavaco Silva, quando discursava na Cerimonia da Assinatura da Declaração Conjunta Luso-Chinesa. A Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre a questão de Macau foi assinada em Pequim em 1987.
O Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês realizou 37 reuniões, durante os 12 anos do período de transição, manteve conversações e trocou informações sobre as questões da transição de Macau. O Grupo manteve-se activo até ao dia 1 de Janeiro de 2000.
O Presidente da República, Jorge Sampaio, no encontro com o Presidente Chinês, Jiang Zemin, durante a sua visita oficial à China em 1997.
O último Governador de Macau da presença portuguesa, Rocha Vieira e o 1º Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Edmundo Ho.

Sem comentários:

Enviar um comentário