sexta-feira, 5 de março de 2010

Duas instituições macaenses

"Duas Instituições Macaenses", livro da autoria de João Guedes e José Silveira Machado, edição de 1998 que conta a história da APIM- Asociação Promotora da Instrução dos Macaenses e da Escola Comercial Pedro Nolasco. Esta escola funcionou em dois edifícios (na imagem vê-se o primeiro) e ambos ainda existem. O mais recente é de 1966 e ali funciona desde 1998 a Escola Portuguesa de Macau.
Escola ca. 1900

Na segunda metade do século XIX, a promoção do ensino em Macau era praticamente realizada pela Igreja. Apesar de ter havido algumas boas iniciativas de criação de instituições de educação, como o caso de James Matheson, que instituiu a Escola Principal de Instrução Pública, e de António Alexandrino de Melo, Visconde do Cercal, que fundou a Nova Escola Macaense, ambas tiveram curta vida por não terem conseguido atrair o interesse de mais ninguém.
O único estabelecimento de ensino que funcionava com regularidade e eficiência era o Seminário de S. José, onde se distinguia um brilhante corpo docente formado pelos padres da Companhia de Jesus, que eram maioritariamente estrangeiros.
Em 1870, no âmbito de uma reestruturação nacional do ensino religioso, de Lisboa veio uma ordem taxativa de expulsão de todos os professores estrangeiros das escolas de Macau.
Esta ordem caiu como uma bomba na cidade, pois a sua execução traria efeitos calamitosos no futuro da educação em Macau.
Não obstante os protestos da população e das petições dirigidas ao governo de Lisboa, nada conseguiu impedir que a lei de expulsão fosse aqui aplicada.
A preocupação de instituir um estabelecimento de ensino moldado para a área do comércio, que permitisse à maior parte da juventude se habilitar condignamente para poder aspirar a uma melhor colocação nos quadros do funcionalismo público ou das empresas de Hong Kong e Xangai, vinha já de longa data. No momento conturbado que se seguiu ao polémico decreto, aquela ideia ganhou forma.
Assim, em 17 de Setembro de 1871, um grupo de 19 mais preocupados e também mais ricos e influentes cidadãos de Macau reuniu-se em casa de Maximiano António dos Remédios e decidiu formalizar, por escritura pública, uma sociedade por quotas exclusivamente vocacionada para o desenvolvimento da educação, nascendo, deste modo, a Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM).
Desde a criação da APIM até ser fundada a almejada escola comercial passaram-se várias vicissitudes. A colaboração abnegada do colectivo de sócios e dos professores voluntários, em particular, o esforço empenhado de Pedro Nolasco da Silva, fez com que a escola pudesse abrir as suas portas no dia 8 de Janeiro de 1878.
O seu esforço mereceu o reconhecimento da comunidade que decidiu por unanimidade consagrá-lo, dando à Escola Comercial o nome de Pedro Nolasco da Silva.
Durante os cerca de 120 anos da sua existência, a Escola Comercial esteve sempre sob inteira responsabilidade da APIM que, apesar de ter em períodos diferentes lutado com imensas dificuldades financeiras, sempre a colocou como um desígnio primado.
NA: Excerto do livro já referido de onde as imagens foram retiradas.
Equipa de futebol dos anos 60 e direcção da Escola na mesma época já no novo edifício
Henrique de Senna Fernandes, Director da Escola (4º a contar da esquerda), com professores e contínuos, da esquerda para a direita, António Augusto Basaloco, João Conçalves Lucas (contínuo), João José Giga (contínuo), Cândida de Sousa Vieira, José Silveira Machado, António Pereira de Faria, Manuel Maria Sapage e António Maria da Conceição.

Sem comentários:

Enviar um comentário