quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Convento das Carmelitas

O convento à direita pouco depois da construção. Hoje já não existe.
O convento na década de 1970 (cima) e na década de 1960 (baixo)

Escrevendo em 1744, Frei José de Jesus Maria, na Azia Sinica e Japonica, Vol. I, p. 206, menciona a «Hermida do Bom Jesus da Penha, que ultimamente, à sua custa edificou a esta milagrosa Imagem Francisco Xavier Doutel homem Fidalgo, hoje Governador das Ilhas de Timor»; construiu também ali uma Via Sacra, que encontrou certa oposição da parte do Prelado da Diocese.
Francisco Xavier Doutel era natural de Bragança (Portugal), donde veio para Macau em 1698 onde casou com Francisca Pereira, proprietária do Monte do Bom Jesus. Em 1831, esse monte pertencia a Inácia Vicência de Paiva, filha de Domingos Marques e de Maria Francisca dos Anjos Ribeiro Guimarães, e casada com o capitalista Francisco José da Paiva. Mais tarde, o Monte do Bom Jesus veio parar às mãos do Comissário das Alfândegas Chinesas em Macau, que ali tinha as estrebarias dos seus cavalos, havendo lá um grande poço. Em 1923, o Comissário vendeu o Monte do Bom Jesus à Diocese de Macau, tendo o bispo D. José da Costa Nunes incumbido dessa aquisição o Reitor do Seminário de S. José, P. Francisco Bonito Bragança.
As Carmelitas vieram de Hong Kong para Macau a 22 de Outubro de 1941, estabelecendo-se na «Vila Flora», na Guia. Com um donativo duma senhora, compraram um terreno em Mong-Há, onde pretendiam construir o seu mosteiro uma intenção que não se realizou no momento já que a 8 de Dezembro desse ano rebentou a Guerra do Pacífico.
Em 1949, o Bispo D. João de Deus Ramalho ofereceu-lhes o Monte do Bom Jesus em troca do terreno de Mong-Há e elas aceitaram. A 21 de Janeiro de 1950, confiaram a construção do seu mosteiro ao construtor civil Oseo Acconci. Na altura da construção foi encontrado um  poço que remonta às utilizações anteriores do espaço que já referi antes. 
O mosteiro foi inaugurado a 2 de Abril de 1951, sendo a respectiva Capela dedicada a N. Senhora do Carmo. A antiga, ali construída aí por 1740, era dedicada ao Bom Jesus e foi ela que deu o nome ao monte.
NA: a partir de um texto de Monsenhor Manuel Teixeira

2 comentários:

  1. O completo nome deste personagem não teria sido Francisco Xavier Moraes Doutel ?

    ResponderEliminar
  2. estou em crer que sim, para ter a certeza absoluta só averiguando. Cumps

    ResponderEliminar