sexta-feira, 30 de março de 2012

Alfredo Alves da Silva: militar no início do século XX

Vista a partir do Monte da Guia ca. 1900



Na primeira estada em Macau em 1901
Segundo José Manuel de Oliveira Vieira, "Durante o serviço militar, o Combatente Alfredo Alves da Silva, esteve de 1900 a 1901 em Expedição a Macau e em Comissão na mesma província de 1905 a 1907. Em 1908 esteve 144 dias na Guiné. De 1915 a 1916 fez uma Expedição a Moçambique. De regresso ao Reino, Alfredo Alves da Silva parte em Expedição para França, onde permaneceu de 26 de Setembro de 1917 a 19 de Março de 1919. Já fora das fileiras, Alfredo Alves da Silva, dedicou-se ao associativismo. Parte do seu tempo (faceta pouco conhecida) foi compor músicas para violino, que seu filho Henrique Santos Silva, distinto Maestro do Orfeão Abrantino tão bem soube interpretar." (...)
"A Unidade a que pertencia em Abrantes era o Grupo de Artilharia e deste saiu a Artilharia de Montanha, onde o Sargento Silva estava integrado. Na lapela das fardas são visíveis as “bombardas”, símbolo da artilharia. Em Macau era Segundo Sargento da “Artilharia Expedicionária." 

Na Gruta de Camões em 1906. Fotografia de Man Fook. No verso na fotografia (emoldurada) pode ler-se:  Wen Man Fook Photographer Painter Portraiture Enlargement in all styles Nº 1 Rua da Cadeia, Macao. Antes este fotógrafo estava no Largo da Caldeira, no Porto Interior. A Rua da Cadeia já não existe sob este nome, mas sim sob a designação Rua do Dr. Soares.
A primeira viagem até Macau deve ter sido no âmbito do Corpo Expedicionário criado em Portugal e enviado para Macau para a defender o território da eventualidade de um ataque chinês a propósito da chamada "guerra dos boxers".
A. A. da Silva - sócio nº 133 da Liga dos Combatentes da Grande Guerra de Abrantes - deixou um diário sobre a campanha em África e em França durante a primeira guerra mundial. José Manuel de Oliveira Vieira (a quem agradeço algumas das informações prestadas bem como as imagens) tem-se dedicado à análise desse espólio raro.

Sem comentários:

Enviar um comentário