sexta-feira, 23 de março de 2012

"Macau Antigo" no Hoje Macau de 23 de Março 2012

"O blog Macau Antigo fez quatro anos. Desde o seu nascimento, cresceu exponencialmente, constituindo hoje uma das mais importantes referências culturais da iconografia de Macau. O seu autor, João Botas, garante que é para continuar."
Carlos Morais José

A fotografia onde estou é da autoria do João Cortesão e foi feita em 2010 na Delegação do Turismo de Macau em Lisboa para um artigo da revista Macau. A entrevista é do Carlos Morais José.

Excertos da entrevista:
Como nasceu este blog?Tudo começou aquando das pesquisas para o livro que escrevi sobre a história do Liceu de Macau editado em 2007. Deparei-me então com inúmera documentação que não sendo apropriada para o livro achava um 'crime' pura e simplesmente ignorá-la pelo que resolvi partilhá-la. A internet pareceu-me a plataforma mais adequada para o fazer. E foi uma agradável surpresa constatar a forte adesão ao blog desde o início.Tenho ainda um pequeno blog dedicado aos Antigos Alunos do Liceu de Macau onde vou fazendo revisões e actualizações ao livro e que serve também como uma forma de nos irmos juntando de vez em quando. No "Macau Antigo" privilegio os elementos iconográficos e as pequenas histórias ou curiosidades que fazem a História.

Como tem sido a recepção dos internautas?Para responder a esta pergunta comecei pelo seguinte exercício. 'Googlei' na net a expressão "Macau Antigo" e o resultado foi este. Cerca de 1.230.000 resultados em 0,49 segundos com o endereço do blog em primeiro lugar. Em cada post há um espaço próprio para os leitores colocarem os seus comentários mas há também uma página autónoma dentro do blog onde vou colocando as reacções de quem 'navega' no blog e me faz chegar o feedback por correio electrónico. O melhor é passarem por lá, lerem e tirarem as vossas próprias conclusões.
 
Tem sido difícil arranjar apoios para este projecto?
Não quero patrocínios, quero parceiros. Instituições que se envolvam no projecto. Tenho praticamente desde a primeira hora o Turismo de Macau e o Instituto Internacional de Macau. Já tive a Casa de Macau em Portugal e o Museu do Oriente que entretanto saíram. Amigos como dantes. Continuam a ter o mesmo tratamento ao nível dos conteúdos. São apoios simbólicos que ajudam a custear as despesas: acesso internet, deslocações a arquivos e bibliotecas, digitalizações, etc. Ainda recentemente fui sondado pelo Instituto Cultural de Macau. Se não acontecer, não faz mal. Não é isso que me move. Mais do que o aspecto financeiro, para mim, ter parceiros significa que alguém que é exterior ao projecto reconhece-lhe qualidade. Este tipo de projectos na internet nasce e morre de um dia para o outro. Difícil é mantê-los. Muitos ou fazem coisas a pensar no umbigo ou deslumbram-se e acabam por se queimar na 'fogueira da vaidade' deixando-se toldar por um pretenso sucesso. Espero não ser nenhum desses exemplos. Acredito no trabalho e na perseverança.

Pode revelar-nos algumas estatísticas do seu blog, nomeadamente quais os países que mais o visitam?
Formalmente iniciei o blog no final de 2008 mas só a partirde Março de 2009 é que começou a funcionar de forma regular. Desde então já teve cerca de 400 mil visitantes (ou pageviews para ser mais rigoroso). Ora, feitasas contas, dá uma média diária de 300 visitantes e uma média mensal a rondar os10 mil. Os números falam por si. Leitores registados são 154 nesta altura. Origem dosvisitantes (por ordem decrescente): Portugal, Macau/China, Hong Kong, Brasil, Canadá,EUA, Austrália, Reino Unido, Alemanha, França, Moçambique, Angola, Cabo Verde. É, de alguma forma, o espelho da Diáspora macaense.

Finalmente, por que razão se entregou a esta “missão”? É para continuar?
Como já disse antes, achei que deveria partilhar a documentação que tinha e que achava poder ter interesse para mais pessoas e, pelos vistos, não me enganei. E também pelo que 'afirmei' desde a primeira hora. Para contrariar aquilo que me parece continuar a ser o estado das coisas dos portugueses de Portugal sobre Macau, desconhecimento e desinteresse. É para continuar, claro. Já é, muito provavelmente, o maior acervo de textos e imagens da História de Macau disponível de forma gratuita. E vai continuar a ser. Se há mérito que este projecto possa ter, será o de resgatar das gavetas e dos baús documentos que fazem a história do território, em especial, a do século XX, e que os historiadores dentro de alguns anos vão agradecer ter ali uma fonte quase inesgotável de material. E esse mérito é de todos os que colaboraram directa e indirectamente no blog "Macau Antigo" com especial destaque para os que lá nasceram e/ou moraram e os que, como eu, ficaram com Macau 'no coraçom'. Vivi a juventude em Macau pelo que muito do que sou foi aí moldado embroa nessa época não estivesse disperto para a história do território. Talvez por ser muito novo. Mas algo ficou... Nesse tempo a fonte do Lilau já não existia pelo que não bebi dessa água, mas Macau ficou-me no sangue e na alma e isso não se explica. É uma experiência que cada um que por aí passou vive à sua maneira. Considero-me um filho da terra adoptivo e enquanto puder darei o meu contributo para perpetuar no tempo a história dessa terra que é de todos os que a fizeram: portugueses e chineses maioritariamente, mas também muitos estrangeiros. Perceber o significado de amálgama, simbiose, coexistência... é meio caminho andado para entender Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário