domingo, 22 de julho de 2012

Tufão (Taifong) 'Ellen': 1983

Perspectiva sobre Campo dos Operários e edifício Luso-Internacional com janelas partidas
Cruzamento Praia Grande/rua do Campo
Madrugada de 9 de Setembro de 1983: o tufão "Ellen" deixou um rasto de destruição e morte como há vários anos já não se via. Causou mais de uma dezena de mortos, resultantes sobretudo do afundamento de juncos nas águas do Porto Interior. A parte mais afectada foi a zona oriental da península. Pressão mínima: 963.0 hPa, velocidade média do vento (constante) 100 km/h; rajada máxima 150 km/h.
Fotos de Maria Gabriela Mesquita

1 comentário:

  1. Eu estava em Macau há poucos meses quando isto aconteceu. Não estava preparada para o que ia acontecer. Apesar disso, mantive a calma e segui os conselho e as instruções que me iam sendo dados, ao mesmo tempo que observava os preparativos, já conhecidos, da população.
    Na altura, vivia junto ao Porto Interior.
    Fiquei impressionada com a movimentação dos pequenos barcos e juncos que se protegiam, quase colados, aos navios grandes.
    O vento soprava cada vez mais forte, grandes tábuas de madeira de um estaleiro de obras que não houve tempo para recolher voavam à altura de um terceiro andar.
    Contudo, o que mais me impressionou foi o súbito silêncio e quietufo quando ficamos no "olho" do furacão. De repente, tudo parou. O vento, a chuva..o tempo também.

    ResponderEliminar