quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Revista "Serões": Março 1902


A "Serões" foi uma revista ilustrada publicada mensalmente em Portugal pela Livraria Ferreira & Oliveira,  entre 1901 e 1911. Na edição de Março de 1902, Vol. II, N.º 10 Macau é um dos temas. O artigo (o primeiro) intitula-se "Portugal e a China ante a questão de Macau" e é assinado por J. F. Marques Pereira, "1º Official, chefe de secção, do Ministério da Marinha e Ultramar; Official da Ordem de S. Thiago, do mérito scientiíico, litterario e artistico".
Na introdução pode ler-se: "Os recentes acontecimentos políticos da China, a revolta dos boxers, a intervenção das potencias, a penetração d'estas no isolado imperio asiatico, a lucta das ambições e dos interesses, teem chamado as attenções geraes para o extremo oriente e despertado natural curiosidade. Depois da partilha de Africa, veio a pretensão de dividir tambem a asia. A habilidade diplomatica, a força das armas e a energia da especulação financeira teem sido postas à prova no ataque d'aquelle grave problema. No estrangeiro seguem-se com interesse os propositos de expansão colonial que Portugal se propõe realisar. O presente artigo dá notícias d'esta questão, para resolução da qual foi, há pouco, enviado à china embaixador especial." 
(Nota: A 12 de Agosto de 1900 chega a Macau um Corpo Expedicionário para proteger a cidade da situação que se vive na China). 
Nas "15 gravuras, copia de photographias" que ilustram o artigo estão incluídas estas duas vistas panorâmicas da península no final do século XIX cujas legendas também  reproduzo.
“À direita do leitor: a «Bahia da Praia Grande»; no primeiro plano o « Matto do Bom Jesus»; à esquerda o «porto interior» com a «Ilha Verde». Ao fundo e à esquerda as alturas de «Chin-san», de «Passaleão» e de «Pac-Seac»; à direitas fortalezas do «Monte», da «Guia» e de «S. Francisco», na ponta da Praia Grande. As duas igrejas ao centro da estampa são as de «S. Lourenço» e de «S. José»”
“À esquerda do leitor a bahia da «Praia Grande», tendo na ponta da respectiva margem o forte do «Bom Parto» e a montanha da «Penha». Ao fundo, as montanhas da ilha da «Lapa»; a fortaleza de «S. Paulo do Monte» e o porto interior com a «Ilha Verde». No primeiro plano o edifício de «Santa Clara», os bairros de «S. Lourenço», do «Campo», etc.”

Sem comentários:

Enviar um comentário