domingo, 17 de fevereiro de 2013

Procissões: N. Sra. Fátima, Sto. António e Sr. dos Passos

Procissão N. Sra.de Fátima: década 1980-90
(...)esta cidade do Nome de Deus de Macau ajoelhou, mais uma vez, aos pés virginais da Senhora da Fátima. nesta pequena parcela de terra portuguesa vibraram sinfonias de amor milhares de corações unindo suas vozes ao hino de louvores que, no dia 13 de Maio, ecoou triunfante na catedral imensa do universo. O povo de Macau, tradicional e profundamente religioso, depressa ergueu nesta cidade um santuário à Senhora da Fátima e, todos os anos, aí celebra com toda a solenidade da liturgia católica, a festa da sua primeira aparição. É a velha igreja de S. Domingos o centro da devoção mariana em Macau. Aí os católicos desta cidade prestam a sua devoção à Virgem, sobretudo durante a novena que antecede a festa e nesse dia de apoteose em que a Senhora mais branca do que a luz é levada em procissão até à Ermida da Penha e daí abençoa esta Cidade do Nome de Deus estendida a seu pés. É dia de magnífica expressão católica em que a gente de Macau vive uma tradição que vem de oito séculos a vincar, no concerto das Nações, a presença dum povo” (...)
in Boletim da Repartição Provincial dos Serviços de Economia e Estatística Geral, Ano III, Maio de 1956 (de onde é tb a imagem de cima)
Do mesmo boletim segue-se um excerto de um texto que retrata a procissão do Senhor dos Passos na década de 1950.
A Festividade do Senhor Bom Jesus dos Passos – a mais arreigada tradição entre a gente portuguesa – ocupa lugar de proeminência entre as devoções do povo de Macau. É concorridíssima a Novena que precede a festa, realizada sempre no primeiro Domingo da Quaresma. A Igreja de Santo Agostinho enche-se de oração e de cumprimento de promessas feitas, sendo numerosas as Comunhões diárias. A Procissão da Cruz, ao anoitecer de sábado, em que a venerável Imagem do Senhor dos Passos é conduzida para a Sé Catedral, é o mais recolhido cortejo litúrgico da cidade. A túnica roxa do Senhor e os cortinados, da mesma cor, que envolvem o andor, de mistura com a luz misteriosa dos archotes, infundem respeito e põem na alma uma tristeza grande (...) O Primeiro Domingo da Quaresma representa, na vida católica de Macau, um dia de penitência e oração – é o dia da Procissão do Bom Jesus dos Passos. Todos os pensamentos e todas as acções gravitam nesse dia à volta do grande acontecimento. O povo de Macau enche, desde o alvorecer da manhã até à hora de saída da Procissão, a vasta Sé Catedral (…)”
Este domingo, 17 Fevereiro 2013, tem lugar em Macau e nas comunidades macaenses na diáspora a procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos introduzida no território em 1586 pelo padres Agostinhos espanhóis, vindos das Filipinas, que trouxeram consigo o culto da Paixão de Cristo. Estes acabariam por partir para Goa em 1717 e a procissão deixou de se realizar Acontece que nos anos seguintes registou-se falta de alimentos o que para muitos, nomeadamente a população chinesa, foi atribuído ao ao facto de não se realizar a procissão. Foi então requerido ao Procurador do Senado a 14 de Fevereiro de 1721 “que fizesse andar pelas ruas aquele homem de pau às costas” (como era chamado) e prontificaram-se a pagar todas as despesas. 
Foi em 1721 e desde então todos os anos o Senhor dos Passos sai à rua em Macau num ritual que Fernando Sales Lopes explicou no jornal  Ponto Final do dia 15.02.2013. 
"No sábado véspera do primeiro domingo de Quaresma, ao fim do dia e ao som da Banda da Policia de Segurança Pública de Macau, sai da Igreja de Santo Agostinho em procissão até à Sé Catedral, onde passará a noite, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, coberta por uma cortina de renda bordada a fios de ouro. No domingo, pela tarde, com o sermão do Pretório seguido do canto de Verónica, parte da Sé a imagem do Senhor, agora descoberta, percorrendo o centro histórico de Macau Vivem-se as sete das catorze estações da Via-sacra, que representam o percurso de Jesus Cristo do Pretório ao Calvário. A procissão termina com o sermão do Calvário, já com imagem na Igreja de Santo Agostinho. Em Macau, contrariamente ao que é habitual nas outras procissões dos Passos, não há o habitual encontro das imagens do Senhor com Nossa Senhora, sua mãe. Esta é uma característica que diferencia o culto do Senhor dos Passos em Macau. Mas não se pense contudo não ser aqui bem forte o culto Mariano. A questão da data em que a celebração se realiza é outra das diferenças que a tornam, talvez, única. Não há, no calendário da Igreja Católica, uma data certa para a realização da procissão dos Passos. Pelo menos é o que a prática confirma, embora se saiba que entre os séculos XIV e XVIII, em Portugal ela se realizava na Quinta-Feira Santa. Encontramos procissões dos Passos desde a segunda à quinta semana de Quaresma. A originalidade do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos em Macau é que a procissão tem início no sábado anterior ao primeiro domingo de Quaresma, dia em que termina."
Para saber mais sobre procissões religiosas em Macau consultar os links abaixo indicados.
Imagem baixo de AJM Nunes da Silva

 Duas de Gina Badaraco:em cima, procissão do 13 de Maio de 1969. 
Em baixo, Procissão do Senhor dos Passos em 1959.
Procissão N. Sra. de Fátima: postal década 1980-90

Sem comentários:

Enviar um comentário