domingo, 3 de março de 2013

Hommes et choses d'Extrême-Orient: 1919

Rare book about the chinese men and the 19th century connection between missionaries, men of the arts and the western interest on eastern culture and figures. French written, the book is fully illustrated with the 1919's printing after period photographs. 488 pages.
Hommes et choses d'Extrême-Orient, by Eudore de Colomban. Macao: Impr. de l'Orphelinat de l'Immaculée-Conception, 1919. Em cima um mapa da cidade de Cantão.
Da autoria de Eudore de Colonban, impresso na tipografia da Imaculada Conceição em Macau, 1919. Eudore de colomban é o pseudónimo do padre francês Régis Gervaix que tb escreveu uma história de Macau. Em 1923 participou (foi o único) num concurso feito pelo governo de Macau rescrevendo um "Resumo da História de Macau" que seria editado em 1927.
Gervaix era professor de francês no Seminário de S. josé e foi contemporâneo do então padre Manuel Teixeira. Gervaix seria depois convidado pelo Governo Chinês para professor de literatura francesa na Universidade de Pequim, para onde partiu em 1925.
Deixou várias obras e muitas delas viram primeiro a luz do dias nas páginas do Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau na década de 1920. Apenas como exemplos refiro:
Expedição de Fernão Peres de Andrade de Cantão (1517) - Boletim relativo a Julho e Agosto de 1925.
Histoire populaire de Macao - Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau relativo a Março de 1924

Sem comentários:

Enviar um comentário