quarta-feira, 15 de maio de 2013

Maio de 1985: Eanes visita Macau

De 21 a 26 de Maio de 1985 o Presidente da República português, Ramalho Eanes, faz uma visita oficial à China e a Macau. Segue acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, e pela secretária de Estado do Comércio Externo, Raquel Ferreira. O tema transição é abordado pela primeira vez.
Postal comemorativo (CTT Macau) e foto de Filipe Rosário
Após o encontro (24 Maio) entre Ramalho Eanes e o Director do Conselho Consultor do Partido Comunista Central Chinês, Deng Xiaoping, chega-se a um consenso sobre a questão de Macau ficando acertado o início das discussões para o ano seguinte o que veio a acontecer a 30 de Junho. Seria o embaixador Rui Medina (1925-2012) a chefiar a delegação de Portugal que negociou a transferência da soberania de Macau.


A 13 de Abril de 1987 é assinada, em Pequim, a Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre Macau assinada por Cavaco Silva e Zhao Ziyang.
A viagem de Eanes a Macau foi assinalada com diversas emissões filatélicas (selos. envelopes e postais) e numismáticas (moeda de prata com valor facial de 100 patacas - máx. 10 mil moedas). Era governador Vasco de Almeida e Costa.


Sem comentários:

Enviar um comentário