sábado, 8 de junho de 2013

Corridas / Festa do Barco Dragão (Tung Ng)

 Postal máximo. Emissão de 1987. 1º dia de circulação
A Festividade do Barco Dragão é uma tradição chinesa muito antiga em que se presta homenagem à integridade moral do juíz/poeta Wat Yuen. As celebrações em Macau concentram-se nas já famosas corridas dos Barcos Dragão. 
Ao longo dos tempos estas corridas tiveram lugar nos mais diversos locais: desde a zona da doca do patane à zona do porto exterior (na zona do reservatório ou frente aos aterros da Praia Grande). Actualmente realizam-se no lago Nam Van, em frente da Avenida da Praia Grande. Estas regatas internacionais contam com milhares de participantes (locais e estrangeiros) e são já um dos grandes cartazes turísticos do território.
De quando em vez em Portugal realizam-se exibições com este tipo de embarcações. Reveja aqui as de 1998.
Os barcos-dragão, embarcações longas de madeira que navegam ao som dos tambores, caracterizam-se por terem a proa e a popa decoradas, respectivamente, com a cabeça e a cauda de um dragão e serem pintados com cores vivas e alegres. Yuen, para além de poeta era funcionário do Estado. Infeliz com a corrupção que se vivia na corte Chu, afogou-se nas águas do rio Miluo, em 287 A.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário