segunda-feira, 17 de junho de 2013

Morreu o padre Lancelote Rodrigues (1923-2013)

Cerimónia no cemitério de S. Miguel. Foto de A. Cambeta
O padre Lancelote Rodrigues, natural de Malaca e a residir em Macau desde 1935, onde chegou com 12 anos, morreu hoje no Hospital Kiang Wu. Filho de pai português, Lancelote Rodrigues nasceu a 21 de dezembro de 1923, morreu aos 89 anos e deixa um trabalho em prol dos refugiados - chegou a ser representante em Macau do Alto Comissariado dos Refugiados - que lhe valeu ser nomeado por Hong Kong para o prémio Nansen 2012 e uma
condecoração da rainha de Inglaterra. Depois de concluir os estudos em filosofia e teologia, Lancelote Rodrigues decidiu, aos 22 anos, ser padre, e acabou ordenado em 1949. Conhecido como o padre dos refugiados, começou o seu trabalho comunitário em prol de gente que chegava a Macau à procura de um porto de abrigo em 1950, quando o então bispo de Macau o mandou acudir à vaga de portugueses que chegava de Xangai.
Numa entrevista à agência Lusa em Junho de 2012, Lancelote Rodrigues recordou que chegaram a existir três centros de refugiados com pessoas de várias condições como no caso dos portugueses de Xangai o que, para alguns, era uma humilhação, problema que se foi esbatendo com convívios entre todos. Realojados os portugueses de Xangai, em 1977 surge uma nova vaga de refugiados, os vietnamitas, situação que se prolongou até 1991 e que trouxe a Macau cerca de 30.000 pessoas. Com a transição à porta - realizou-se a 20 de Dezembro de 1999 - Lancelote Rodrigues recordou também que foi necessário ir procurando países de acolhimento para as pessoas que passaram por Macau e para as 441 crianças que nasceram no então território administrado por Portugal.
Excerto de notícia da Agência Lusa

1 comentário:

  1. Estimado Amigo e Ilustre Jornalista João Botas,
    Faleceu um grande Homem muito Humanista que muito fez em ajudar os refugiados e os vietnamitas.
    Tive o prazer de o conhecer e com ele conviver desde longa data.
    Macau e o mundo perde um grande Homem.
    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar