terça-feira, 9 de julho de 2013

As praias de Macau

Praia da Areia Preta com Mong Há ao fundo
“Parece inverosímil hoje, mas a península de Macau encontrava-se orlada de praias, umas dignas do nome, outras minúsculas. Havia a formosíssima Praia de Cacilhas, no sopé do Ramal dos Mouros, a Praia da Chácara de Leitão, na base da Colina da Guia mais à mão e de fácil acesso, toda ela arborizada, a da Boca do Inferno, um pequeno areal de ressaca repougante e perigosa, na encosta de S. Francisco.
 
"Area Preta - bathing beaches" e "Villa Leitão": dois postais da década de 1890-1900
Passada a Praia Grande, já para os lados da mole da Penha, surgia a Praia do Bom Parto, a seguir a Praia do Bispo ou dos Ingleses, onde nadavam os ingleses do Hotel Bela Vista, outro hotel de serviço europeu, e a Praia do Tanque dos Mainatos, onde os mainatos (lavadeiros) iam lavar a roupa, num tanque mais acima, de água cristalina.
Bela Vista Road leading to public bathing beach
Ambas as praias ficavam na baía chamada de Bom Pastor ou de S. Pedro, entre a curva do Bom Parto e a restinga de Santa Sancha. Existia ainda, na zona da Areia Preta, a graciosa Praia da Boa Vista, um longo areal que ia até ao istmo das Portas do Cerco. Ali, a gente abastada ostentava as suas casas de campo conhecidas por Hortas, com jardins e pomar.
(…) Ia-se pouco à Taipa e desbaratava-se assim a bela Praia da Esperança. Para Coloane, só os corajosos e os aficcionados da pesca se aventuravam, àquela terra de exílio, “cu de Judas” e covil de piratas, escondidos nos fojos da montanha. Falava-se de duas praias maravilhosas ali existentes, de água verde e espuma muito branca, mas eram raros aqueles que as conheciam de verdade (…) Todas estas praias desapareceram há mais de setenta anos com os aterros para o alargamento da cidade e construção do Porto Exterior”i
in "Mong-Há", de Henrique de Senna Fernandes, ICM, 1998
Praia de Cheok Wan (Coloane)
Barracas de banho no Porto Exterior
 Hác Sá: final década 1990

3 comentários:

  1. Eu já só frequentei as então chamadas "barracas de banho", mas não gostava. Não tinha pé e achava tudo pouco higiénico...

    ResponderEliminar
  2. Outros tempos Reinaldo...
    Algumas das descrições que o HSF faz tb já não são do tempo dele, nem mesmo da sua meninice. São memórias que ele ouvir contar, do início do século XX.
    Na década de 1980 a minha 'estreia' balnear' foi em Hác-Sá, primeiro praia e depois piscina. Onde passaria mais tempo seria noutra baía da ilha de Coloane, em Cheok Wan, praia e piscina. E que bons tempos!
    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Estimado Amigo e Ilustre Jornalista João Botas.
    Eu ainda conheci, na zona do Hin Tó Chai,Areia Preta, onde havia a Ponte Negra e ao lado encontravam-se as barracas de banho do Dr. José Pedro Lobo e a da Obra Social dos Serviços de Marinha.
    Haviam ainda mais duas praias, uma na Taipa mesmo defronte das casas museu e outra em Ká Hó, as quais frequentei.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar