sábado, 7 de junho de 2014

Correio por terra, mar e ar: década 1940

Na imagem uma carta de Abril de 1939 assinalando o 1º aniversário do Serviço Aéreo Postal Macau-Portugal-Colónias via Marselha. Neste circuito eram utilizados navios, aviões e comboios.
Com o agravamento da guerra na Europa em meados de 1940, a ocupação alemã da França e a entrada da Itália no conflito o dia-a-dia no mundo sofre alterações. Macau não é excepção e começam a sentir-se os primeiros sintomas de um isolamento que está para chegar. As companhias de aviação europeias deixam de voar para o Oriente através do Mediterrâneo e procuram rotas alternativas. A Air France suspende a ligação entre Marselha e Saigão. A companhia inglesa BOAC estabelece a chamada rota Horseshoe, ligando a Europa às terras asiáticas pela África Oriental. Era por esta rota que a correspondência aérea de Macau era encaminhada para a Europa, via Hong Kong, Banquecoque, Singapura, Hanói e Durban (África do Sul). Era ali o terminal do percurso do correio aéreo na sua maioria. Seguia depois para a Europa pela via marítima.

1937
As ameaças japonesas na Indochina francesa interromperam este percurso a partir de Outubro de 1940, passando a conexão à rota Horseshoe a ser realizada através de Chongqing, capital da China não ocupada ou por Singapura. Com a chegada da Guerra do Pacífico (1941-45) a situação agravou-se e Macau ficou literalmente isolada do mundo. O correio era recebido e enviado, quando possível, por via terrestre.

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