sexta-feira, 20 de junho de 2014

"Os Azuis Macaenses"

O Grupo Desportivo “Os Azuis Macaenses” organizado por José Ernesto de Carvalho e Rego (filho) e apoiado pelo Pe. Ramiro dos Anjos Marta, foi formado em 1956, e a rapaziada de Macau brilhou nessa época em futebol em miniatura e natação.
Foto de 1957
A equipa de “bolinha”, constituída na maioria por estudantes que participaram no Primeiro Campeonato Escolar de Futebol de Macau, fez frente ao Negro Rubro, Melco, Lin Yee, Lo Leung, equipa da PSP, Sporting, e a formação militar BC2 (considerados os melhores grupos de bolinha desse tempo) obtendo excelentes resultados.
Pelos Azuis alinhavam Onofre Dias e Armando Ferreira(guarda-redes), Rui Aires da Silva, Santão, Filipe Sanchez, António Serro, Rufino Mota e Chichi Fernandes e o seu futebol era tão bem jogado que quando jogava a equipa dos “Azuis” o campo enchia-se de espectadores tanto portugueses como chineses. Nessa altura, a época da “Bolinha” começava em Junho e terminava em Outubro. Os jogos do campeonato eram disputados no Campo da Praia Grande onde se encontra hoje a Escola Portuguesa.
Havia dois desafios, diariamente. O primeiro com início às 18 horas e segundo logo a seguir às 19 horas. Não havia encontros do campeonato aos sábados e Domingos. Estes dias eram reservados para grupos de Hong Kong que vinham fazer jogos amigáveis.
Tal como apareceu em grande forma, rapidamente o clube se desfez, o que foi muito lamentado nos círculos locais. A verdade é que a bolinha era apenas um “hobby” e cada um dos jovens tinha a sua vida para seguir. Por isso o famoso grupo de bolinha, composto por jovens macaenses desapareceu em pouco tempo.
Onofre Dias ingressou na Polícia de Segurança Pública, onde fez a sua carreira até que mais tarde veio a falecer em Macau. Armando Ferreira foi trabalhar para o “Hong Kong Bank” e reside, actualmente, em Los Angeles. Rui Aires da Silva que fez parte da selecção de Hóquei de Hong Kong nos Jogos Olímpicos, realizados em Tóquio vive hoje em Vancouver. Santão vive em Toronto, onde fez a sua carreira profissional. Filipe Sanchez voltou para México. António Serro mora entre Toronto e em Portugal. Rufino Mota seguiu para Moçambique. Chichi Fernandes foi trabalhar para Hong Kong, onde viria a falecer

A natação, por outro lado, era muito popular em Macau nos anos cinquenta. No mesmo ano de 1956, Sporting e o Benfica organizaram um torneio de natação, reservado à participação de nadadores portugueses na piscina municipal do Estoril que foi inaugurada em 1952 pelo ministro do Ultramar Sarmento Rodrigues, sendo então Governador de Macau o almirante Joaquim Marques Esparteiro.Participaram nas provas de natação o Sporting, Benfica, os Azuis Macaenses e marinheiros do Aviso João de Lisboa ou do Gonçalo Zarco.
A classificação final ficou assim ordenada: 1º Os Azuis Macaenses 2º Sporting 3º Benfica 4º Marinha. 
Quanto aos resultados das provas: Nos 50 metros livres teve como vencedor Rogério Manhão, dos Azuis, seguido de Sebastião Azedo, também dos Azuis. Nos 100 metros livres verificou-se o mesmo resultado. Venceu Rogério Manhão, dos Azuis, seguido de Sebastião Azedo, também dos Azuis. Nos 50 metros costas, o primeiro lugar foi para um atleta do Sporting, seguido de Armando Ferreira, dos Azuis.Nos 100 metros costas houve resultado semelhante: o primeiro lugar foi para um atleta do Sporting, seguido de Armando Ferreira, dos Azuis. Nos 200 metros livres, os dois lugares cimeiros foram para atletas dos Azuis, primeiro José Martins e Eduardo Rosa em segundo lugar. Na Estafeta 4x100 a vitória foi para a equipa dos Azuis, constituída pelos atletas Rogério Manhão, Sebastião Azedo, José Martins e Eduardo Rosa. Em segundo lugar ficou o Sporting e em terceiro o Benfica.Nos 100 metros bruços, venceu um atleta do Sporting seguido de Xavier dos Azuis e um atleta do Benfica em terceiro lugar.
Foi realmente uma noite de grande triunfo para os nadadores locais, e para a efémera equipa de “Os Azuis Macaenses”.
Artigo da autoria de Henrique Manhão publicado no Jornal Tribuna de Macau a 21-05-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário