sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ásia Sínica e Japónica

Escola Tip. do Oratório de S. J. Bosco (Salesianos), 1941
"O livro "Azia Sinica e Japonica", que o arrábido Frei José de Jesus Maria escreveu, "desde o anno de 1740 athé o de 1745", em Macau, e agora o Instituto Cultural reedita, em fac-simile, encontrou-o João Feliciano Marques Pereira, em 1899, em manuscrito de 351 páginas de texto, precedido por 16 páginas não-numeradas, das quais a primeira forma o frontispício, 14 o índice e uma final em branco. Abrange a obra toda a história desta Cidade do Nome de Deus, desde o início até 1745, revestindo particular interesse histórico o livro VIII do segundo volume, páginas 76 a 97, e os documentos dos códices mais antigos do velho núcleo do Leal Senado, que as intempéries e os bichos destruíram, mas a que o autor ainda teve acesso. Noutros pequenos pontos, melhor documentados por outras fontes, a informação de Frei José é deficiente e, até, errada, como, aliás, mostram as excelentes notas de Marques Pereira, Charles Boxer, sobretudo, e José Maria Braga.
A primeira parte do segundo volume da "Ásia Sinica e Japónica" foi dada à luz da publicidade durante a última guerra, na Revista "Renascimento", numa ocasião em que o distinto professor C. R. Boxer, não se encontrava em Macau.
Tínhamos, portanto, a publicação a nosso cargo e, na Intenção de melhor elucidar os leitores, tornámos maior o número de anotações, das quais nos cabe inteira e absoluta responsabilidade.       Julgamos, assim, nosso dever prestar este esclarecimento, para que tais anotações não possam ser atribuídas ao professor C. R. Boxer."

As palavras são de Benjamim Videira Pires e referem-se à reedição da obra de 1941 em dos dois volumes no ano de 1988.


Ásia Sínica e Japónica: obra póstuma e inédita do frade arrábido, José de Jesus Maria.
Editora: Instituto Cultural de Macau; Centro de Estudos Marítimos de Macau, 1988
Notas: Reedição Fac-similada da obra com o mesmo título editada pelo autor, Macau, 1941 - Obra Póstuma e Inédita do Frade Arrábido José de Jesus Maria. Anotada por Charles Ralph Boxer


Excerto:
"A muitos chinas novos cristãos em que se conhece melhor capacidade, se tem mandado para a Europa estudar, com especialidade a Companhia de Jesus para os seus famosos Colegios de Italia e Europa, alem dos que na India e Macau ensinão, conduzindo tudo para a propagação da Fé. Alem destes há inumeraveis Catequistas. Os irmãos Leigos da Companhia e mais religioens que são muitos concorrem para o mesmo effeito de Cathequizar."
A páginas tantas o autor refere as igrejas que em Macau foram edificadas em devoção à Virgem:
"A igreja Matris com o titulo de S. Senhora da Natividade, o Colegio da Companhia (chamado hoje de S. Paulo), a N. Senhora Madre de Deus, o convento de S. Domingos, a N. Senhora do Rosario. A Santa Casa da Misericordia, a N. Senhora da Visitação. A Igreja de S. Lourenço a N. Senhora do Socorro. O Convento do S. Agostinho, a N. Senhora da Graça; A Igreja sobre o monte, a N. Senhora da Penha; O convento de S. Francisco, a N. Senhora do Amparo; A Igreja do hospital de S. Lazaro, a N. Sra. da Esperança; A Igreja da Fortaleza da Guia, à mesma Senhora; A do Forte do Bom Parto, tambem a N. Sr.ª com este titulo; alem destas Igrejas e conventos dedicado tudo á May de Deus tem mais o Convento de S. Clara de Religiosas Capuchas dedicado á Conceição de N. Senhora."

Sem comentários:

Enviar um comentário