quinta-feira, 2 de abril de 2015

Contra Ventos e Marés

"Contra Ventos e Marés" é o título do livro (edição L.O. de 2006) onde João Nobre de Carvalho escreve as suas memórias enquanto contra-almirante da Marinha de Guerra Portuguesa.
Nascido em Goa em 1940, ali viveu grande parte da infância e teve o primeiro contacto com as religiões orientais, despertando para o estudo dos assuntos esotéricos, iniciado mais tarde. Depois de cursar o Colégio Militar assentou praça no Exército, transitando para a Armada, onde cumpriu uma carreira muito diversificada, incluindo vários comandos de mar, tendo atingido o posto de Contra-Almirante.
Serviu no Continente, Açores, Guiné, Angola, Macau e no Mar do Norte, tendo cursado em 1990, em Londres, o Royal College of Defense Studies, onde a sua tese “Maritime Security and the Role of Portugal” mereceu um prémio. Depois de passar à situação de reserva, trabalhou sete anos na área da segurança da informação e dedicou-se também à pintura a óleo sobre tela.
O livro, grande parte sobre Macau, foi escrito, segundo o autor, “sem máscaras, nem falsos pudores”, com “total abertura de espírito e sem o menor complexo de chamar as coisas pelos seus nomes”. O contra-almirante João Manuel Nobre de Carvalho foi Capitão dos Portos em Macau, um regresso ao território onde viveu, entre 1966 e 1974, acompanhando os pais, quando o Brigadeiro Nobre de Carvalho foi governador.

Sem comentários:

Enviar um comentário