sábado, 4 de abril de 2015

Procissão de "Corpus Christi": 1862

A festa do Corpo do Cristo é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. (60 dias depois da Páscoa).
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao séc. XIII.
Actualmente Hong Kong e Macau são os únicos locais na China onde a autoridade papal na Igreja Católica Romana é aceite. Pequim cortou as relações diplomáticas com o Vaticano em 1951, depois do Partido Comunista chegar ao poder e constituído a sua própria igreja fora da autoridade do papa.
Na China (continente), o culto só é autorizado nas igrejas aprovadas pelo Estado, pela Associação Católica Patriótica Chinesa, que reconhece o papa como um líder espiritual, mas que rejeita a sua autoridade na ordenação de padres e bispos.
Ao lado uma referência do Boletim Oficial de Macau de 1862 referente à festa "solemne de Corpus Christi" que incluiu uma procissão a partir da igreja da Sé Cathedral e que terminou com a intervenção do "Batalhão de Macao" que se associou ao evento efectuado "descargas ao recolher o Pallio" (leia-se pálio, um parte das vestes do papa e dos bispos cujo formato se assemelha ao cachecol).
Boa Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário