sexta-feira, 24 de julho de 2015

Adé no Parque dos Poetas em Oeiras

José dos Santos Ferreira nasceu em Macau a 28 de Julho de 1919. O homem que ficou conhecido como "Adé" dedicou grande parte da vida à divulgação do dialecto macaense, o patuá, sendo autor de vasta bibliografia e de récitas, peças de teatro, operetas, etc., que também ensaiava e dirigia. Teve ainda intervenção relevante ao nível do desporto (ténis, hóquei, futebol) e em programas de rádio. 
Macau já contava com uma estátua em sua homenagem e desde este mês o mesmo acontece com Portugal. O perfil escultórico do poeta é da autoria de Carlos Marreiros e está incluído no Parque dos Poetas (são 60 do mundo lusófono) em Oeiras cuja segunda e última fase foi recentemente aberta ao público.
A 'instalação' evoca a ponte serpenteada do jardim Lou Lim Ioc e inclui o "Poema de Macau".


Tu, Macau, de passado alegre e triste,
Fazes lembrar o céu quando varia de cor:
Dias em que o Sol brilha com graça,


Para ti, Macau querida, pequenina,
Nesga de terra por Deus abençoada,
Macau cristã, que a mão do destino
Colocou no caminho iluminado;
Para ti, pensei vir com devoção,
Compor um poema de amor,
Contigo enfeitado no coração,
E assim merecera bênção do Senhor


Adé organizou e dirigiu campeonatos e torneios de diferentes modalidades, foi fundador e dirigente do Hóquei Clube de Macau, Associação de Futebol de Macau e Conselho de Desportos, mais tarde Conselho Provincial de Educação Física, a que presidiu. Colaborou e foi dirigente de várias associações e clubes desportivos.
Em 1979 foi agraciado pelo Presidente da República Portuguesa com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique. O Governador de Macau atribuiu-lhe, em 1984, a Medalha de Mérito Cultural. José dos Santos Ferreira morreu em Hong Kong a 24 de Março de 1993.
Sugestão de leitura: Fotobiografia de Adé, edição FM, 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário