sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A BD Rendez-Vous a Macao / Encontro em Macau

Em 1985, era eu ainda estudante no Liceu Nacional Infante D. Henrique, na Praia Grande. Nos tempos livres, para além de praticar desporto e estar com os amigos, ouvia a Rádio Macau e participava com alguma frequência nos passatempos. Foi numa dessas situações que fui premiado com um conjunto de fascículos do Jornal da Banda Desenhada (que ia no seu ano IV de edição) e que era distribuído semanalmente com o semanário “Expresso” e que era “transportado para Macau pela Swissair”. Esses fascículos tinham curiosamente o patrocínio do Turismo de Macau e foi assim que ao ir levantar o prémio à Livraria Portuguesa (ainda hoje o guardo) deparei com o herói de banda desenhada Michel Vaillant em destaque na capa da edição nº 153 – 20º volume/1º fascículo com um custo de 70 escudos. Nessa edição estavam várias personagens de banda desenhada (Justin Hiriart, O Príncipe Manco, Lucky Luke, etc…) mas a que mais me cativou, porque até então a desconhecia, foi a a figura criada por Jean Graton. Li tudo de fio a pavio, entre os fascículos 153 e 160. Michel Vaillant é um personagem de banda desenhada da autoria do francês Jean Graton. O autor misturou realidade e ficção e colocou Michel a conviver com os maiores campeões de sempre do desporto automóvel. Centrando a sua carreira na fórmula 1, não deixou de participar nas várias disciplinas do desporto motorizado: Paris/Dakar, mundial de ralis, 24 horas de Le Mans…
Michel Vaillant é piloto da equipa do pai, Henri Vaillant, proprietário dos motores Vaillant usados nessas corridas. O seu irmão Jean-Pierre, é o construtor. A estreia de Michel Vaillant aconteceu a 7 de Fevereiro de 1957, na revista «Tintin» n.º 433. Nos anos noventa, o seu filho, Philippe Graton passou a colaborar nos argumentos. As aventuras de Vaillant foram editadas inicialmente, em Portugal, através da revista “Cavaleiro Andante”. Em 1983 o Grande Prémio de Macau seria escolhido pelo autor para mais uma edição de Michel Vaillant, a nº 43, intitulada “Rendez-Vous a Macao”, traduzido por “Encontro em Macau”. Os textos e desenhos são da autoria de Jean Graton, os cenários de Chr. Lippens coloridos por Juan Castilla.  
A história desenrola-se enquanto decorre uma edição da prova no território e a equipa Vaillant aproveita para se reunir com um possível parceiro asiático. No entanto, trata-se de uma operação de grande envergadura, a qual deve-se manter “secreta”, para evitar qualquer tipo de vigilância ou interferência da concorrência. Só que para ganhar os futuros associados é imperativo que os dois carros Vaillants vençam no grande prémio conseguindo fazer face às manobras maquiavélicas de Ruth, que quer a todo o custo obter o contrato milionário. Um dado curioso desta história fictícia é a presença de uma personagem “real”, Theodore “Teddy” Yip (1907-2003). De nacionalidade holandesa (filho de pais chineses, nasceu na Indonésia quando esta era uma colónia da Holanda) foi negociante em Hong Kong a partir dos anos 40. Em 1962 formou com Stanley Ho, Yip Hon e Henry Fok, a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (S.T.D.M.) Entusiasta das corridas participou no GPM como piloto logo em 1956. Em 1963 terminou em terceiro com um Jaguar E-Type, no ano que Arsenio Laurel ganhou pela segunda vez em Macau. Na década de 1970 criou a «Theodore Racing Team» , equipa que participou em diversos campeonatos automobilísticos: Indi, Formula 5000, Can Am e Fórmula 2. Ainda tentou entrar na Fórmula 1 em 1978 mas sem sucesso, tendo apenas participado numa corrida. Patrocinou a ida de vários corredores a Macau, entre eles, Ayrton Senna que em 1983 venceu o 1º Grande Prémio de Macau em Fórmula 3.
A notoriedade desta colecção de banda desenhada serviu, mais uma vez, para projectar a nível mundial, o GPM. A primeira edição de Michel Vaillant foi o álbum “Le grand défi” em 1959 e a colecção durou até 2007 com um total de 70 volumes. Já este ano foi editado “Collapsus”.
Michel Vaillant, nome incontornável da história da banda desenhada com cerca de 20 milhões de álbuns vendidos, já teve direito a um filme (2003) e uma série de televisão (1967). Em 2012 os estúdios Graton ‘voltaram’ ao Circuito da Guia a propósito de uma série de Banda Desenhada. Trata-se de álbuns biográficos de personagens reais do desporto automóvel. Neste caso foi escolhido Michael Schumacher, piloto que deu nas vistas em Macau, em 1990, antes de ‘subir’ à Fórmula 1.
A prova de Fórmula 3 desse ano em Macau ficaria marcada pelo duelo entre dois futuros campeões da F1: Mika Hakkinen, finlandês, tinha acabado de conquistar a F3 britânica e Michael Schumacher, alemão, campeão de F3 no seu país. Na primeira corrida (primeira manga) venceu o finlandês e por isso, Hakkinen precisava de apenas um segundo lugar para garantir a vitória no final da prova. Na segunda manga os dois andaram na frente e na última volta, um choque entre os dois, na recta, entre a curva do hotel Mandarim e a curva do hotel Lisboa, acabaria por ditar a vitória de Shummy. O acidente deu muito que falar mas no final os dois pilotos acabariam na fórmula 1. Hakkinen foi para a Lotus e Schummacher passou a correr na Jordan.
PS: As edições em português do álbum “Rendez-Vous a Macao/Encontro em Macau” BD são de 1984 (Meribérica/Liber) e 2005 (Autosport). A primeira edição do Jornal da BD saiu a 15 de Abril de 1982, fruto de uma parceira a Líber e o Expresso (Sojornal). O último número (264) foi publicado a 20 de Agosto de 1987. Começou por ter especial enfoque os autores franco-belgas mas serviria também para dar a conhecer vários autores portugueses junto do grande público.
Artigo da autoria de João Botas publicado no JTM (suplemento GPM) de 17.11.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário