quarta-feira, 1 de junho de 2016

Memórias da infância de Augusto Veiga

Leitor assíduo do blogue Macau Antigo, Augusto Veiga chegou a Macau com apenas 9 anos em 1956. Fez 60 anos em Abril último e é para lembrar essa data, era ele ainda uma criança, que publico este post hoje, a 1 de Junho de 2016.

"O meu pai, Francisco do Carmo Veiga, chegou a Macau em 1956 (a bordo do "Índia" ) como Capitão de Infantaria indo comandar uma Companhia de Caçadores em Ka-Ho constituída por militares oriundos de Moçambique. Ao longo dos seis anos que permaneceu em Macau comandou Companhias de Caçadores em Coloane, Portas do Cerco, Mong-Ha e Ilha Verde todas constituídas por Moçambicanos. Foi Presidente da Associação de Futebol de Macau e seleccionador da equipa Militar de Macau em futebol.
Eu voltei a Portugal com o meu irmão em Outubro de 1960 dado que ele foi para os Pupilos do Exército. Viemos de avião, saímos de Hong Kong a um domingo e chegamos a Lisboa na terça feira seguinte. Os meus pais voltaram para Portugal em 1962."
Imagens: Augusto Veiga e o irmão, em 1959, ao lado de uma máquina refrigerada de venda de Coca-Cola; Postal pintado de Macau na década de 1950 no cruzamento da Rua do Campo Campo com a rua da Praia Grande; Caderneta Escola do Liceu de Macau onde Augusto Veiga estudou. Em baixo uma vista aérea de Macau ca. 1962: edifício do Liceu à esquerda e logo depois o edifício Rainha D. Leonor.
PS: No passado mês de Maio o blogue registou 12.618 pageviews; no top 10 da origem do maior número de leitores estão Macau, Portugal, Rússia, EUA, Brasil, Alemanha, Hong Kong, Espanha, Irlanda e Ucrânia. Ao todo já passaram pelo blogue Macau Antigo perto de 950 mil visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário