terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Evento de solidariedade com antigo jogador de Macau

Recebi de Rui Ferreira, o n.º 2 na foto da equipa militar abaixo, o seguinte pedido:

"Fomos campeões de Futebol da Associação de Macau durante as épocas de 1970/71/72. Os jogadores Sousa (1), Rui (2), Ramos (3), Lemos (4), Cardoso (5), Capitão Rodolfo (6) e mais tarde Figueiredo (GR) e Moura, todos representaram/ jogaram pela selecção de Macau até 1972/73 (alguns só até 1970). Alguns de nós tiveram como seleccionador/treinador Joaquim Pacheco, que muito inovou os métodos de treino/jogos da selecção.

Nessas épocas pontificava na Seleção o Guarda Redes Joaquim Sousa (1), que foi considerado, pelas suas atuações ao serviço da equipa militar e da seleção de Macau, o melhor guarda-redes da Ásia. Creio que até à data nunca passou por Macau um atleta/guarda-redes com a carreira e o perfil técnico dele. Tinha sido campeão nacional de Juniores pelo FC Porto. Quando chegou a Portugal foi cedido ao Varzim FC (campeão), Guimarães, Boavista (provas da UEFA) e Sanjoanense. Como treinador orientou vários clubes do distrito de Aveiro. Deixou o futebol profissional para seguir uma carreira como empresário industrial na área do calçado. 
Atualmente com 69 anos de idade vive em Portugal, em S. João da Madeira. Há cerca de 2 anos teve um acidente cardiovascular seguido de AVC, foi hospitalizado e só após vários meses de tratamento está a conseguir uma recuperação muito lenta das lesões/sequelas que este tipo de doenças deixam (pouca movimentação/autonomia dos membros do corpo do lado direito).
Pelo que aconteceu ao nosso Sousa e porque cada vez mais ele necessita de apoio e força anímica dos amigos para vencer a doença, um grupo de futebolistas (colegas/adversários) dos campeonatos nacionais de futebol e os ex-militares futebolistas das seleções de Macau, vão homenageá-lo no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 19h30, em S. João da Madeira, no restaurante Mutamba. Durante a homenagem vamos passar fotos/diapositivos e Power Points das várias etapas da sua carreira desportiva.
Neste sentido, gostaríamos de vos pedir colaboração de modo a reunir tudo o que se relacionasse com a sua carreira desportiva: publicações, artigos e fotos das épocas de 1969/70/71, que creio que poderão obter e enviar para: Rui Ferreira - Rua Carvalheiro, n.º 188 4405-734 Vila Nova de Gaia – Portugal Tlf: +351 227 133 624

Sem comentários:

Enviar um comentário