sexta-feira, 17 de março de 2017

Anúncios no jornal A Voz de Macau: Janeiro 1932

Seis anúncios publicados no jornal a Voz de Macau - Diário da Manhã em Janeiro de 1932. Da mercearia "Aurora Portuguesa" com chouriço, linguiça, azeite, conservas e vinhos diversos, ao BNU "banco emissor das colónias" com "operações bancárias de toda a espécie", passando pelo "Paquete Directo para Lisboa" da "mala alemã Lloyd" representado em Macau pela agencia A. A. de Mello. Na verdade não era uma viagem directa para Lisboa, mas a capital portuguesa era o porto do dentino final, algo raro na época como se pode verificar pelo anúncio da empresa concorrente, a Messagerie Maritimes, cujo vapor Sphinx fará viagem também a partir de Hong Kong mas apenas até Marselha...
Destaque ainda para a "tonificante, saudável, referigente" Watsons Tonic Water que acompanhava bem com "lime juice ou gin" e para a Macao Store News que ao contrário do que o nome parece indicar, não vende livros ou jornais, mas sim "amendoas, nozes, avelãs (...), perús, carneiros, patos bravos e lagostas". 
 A Watson's foi criada em Hong Kong em 1841 ainda sob o nome de Hong Kong Dispensary.  Só a partir de 1858, com a chegada do farmacêutico britânico Alexander Skirving Watson, é que passou a usar a actual designação, A. S. Watson. Quando a empresa celebrava o centenário deu-se a invasão de Hong Kong pelas tropas japonesas o que provocou o encerramento da actividade. A reabertura ocorreria após o final da Guerra, em Setembro de 1945.
Em 1963 a empresa foi adquirida pelo Hutchison Group e ainda hoje lhe pertence.
Em Macau a marca é conhecida sobretudo pela água vendida sobre o mesmo nome e pelos supermercados Park'n'shop (1972) que chegariam a Macau no âmbito da expansão das actividades do grupo no território na segunda metade da década de 1980. Em 2016 celebrou 175 anos de actividade com mais de 12 mil lojas no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário