quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Junto ao edifício dos CTT

O edifício-sede dos Correios de Macau é uma projecto da autoria do arquitecto Chan Kun Pui que trabalhava na Repartição das Obras Públicas. Na mesma época, em 1927, foi ele o autor do chamado Pavilhão  Octogonal (Pak Kok Ting) no Jardim de S. Francisco. O espaço, propriedade de um macaense, começou por ser um bar, salão de chá e bilhar/restaurante. Seria comprado por Ho Yin, vice-presidente da associação, em 1947, e transformado em biblioteca, abrindo ao público a 1 de Novembro do ano seguinte. Oficialmente designa-se "Sala de Leitura de Jornais e Livros da Associação Comercial de Macau".
Construído entre 1928 e 1931 ano em que foi inaugurado, a 6 de Dezembro, um domingo. Trata-se de um edifício de 3 pisos com características neoclássicas destacando-se a torre sineira e o relógio no topo da entrada. Está classificado como Património de Interesse Arquitectónico.
Nas imagens pode ver-se, ainda antes do edifício ficar pronto um pequeno quiosque, estrutura com características arquitectónicas chinesas.
Nas fotos posteriores - dos anos seguintes - esta estrutura deixa de aparecer surgindo já na década de 1990, uma outra, mas em moldes ocidentais, que ainda hoje existe. Na década de 1950 foi colocada na zona uma cabine telefónica (ver postal a cores em baixo).

Sem comentários:

Enviar um comentário