terça-feira, 31 de março de 2009

Camilo Pessanha, sinólogo, poeta e juíz

Com João Pereira Vasco, também professor no liceu

Pessanha em Macau com o seu cão 'arminho'

Pessanha teve um mestre de língua chinesa e um amigo, o sinólogo José Vicente Jorge, tradutor da Embaixada de Portugal em Pequim, Chefe da Repartição de Expediente Sínico em Macau, grande coleccionador de Arte Chinesa e autor do livro Notas sobre a Arte Chinesa, que o introduziu no conhecimento da Arte e da Literatura chinesas e com quem publicou um livro de Leituras Chinesas o Kuoc Man Kao Fo Shu.
Os seus conhecimentos de língua chinesa permitiram-lhe traduzir as Elegias Chinesas. Sobre esses mesmos conhecimentos esclarece Danilo Barreiros que Pessanha saberia cerca de 3.500 caracteres chineses. No que respeita à Arte Chinesa, Pessanha coleccionou um apreciável conjunto de peças que adquiriu durante a sua longa estada em Macau e que ofereceu a Portugal, estando agora depositadas no Museu Machado de Castro, em Coimbra.
No seu ensaio Camilo Pessanha, José Vicente Jorge e as Elegias Chinesas, escreve Danilo Barreiros: ... é de referir ter sido publicado em 7 de Fevereiro de 1915 no semanário O Progresso o seguinte convite: “O Governador da província de Macau e D. Berta de Castro e Maia têm a honra de convidar as pessoas das suas relações a visitar hoje, pelas 16 horas, no palácio do Governo, a exposição de preciosidades chinesas da colecção do Exmº. Sr. Dr. Camilo de Almeida Pessanha”. O malogrado governador Carlos da Maia, pessoa de grande cultura e bom gosto, jamais promoveria esta exposição se as peças apresentadas o não merecessem.
Pessanha foi ainda professor, juíz e poeta!

2 comentários:

  1. Pela descrição de Sebastião da Costa na Seara Nova de 1926, este não parece ser o célebre Arminho, cão predilecto e assídua companhia de Camilo Pessanha. Um "pequenino pequinense" não corresponde à imagem que aqui temos. Saudações "Pessanhófilas". Manuel Seixas

    ResponderEliminar
  2. Pela descrição de Sebastião da Costa na Seara Nova de 1926, este não parece ser o célebre Arminho, cão predilecto e assídua companhia de Camilo Pessanha. Um "pequenino pequinense" não corresponde à imagem que aqui temos. Saudações "Pessanhófilas". Manuel Seixas

    ResponderEliminar