quarta-feira, 22 de abril de 2009

Grémio Militar: primeiro presidente em 1870

O Clube Militar de Macau foi fundado em 20 de Abril de 1870 com o nome de Grémio Militar... Noutro post já contei de forma resumida a sua história. Espaço agora para maior detalhe a quem esteve na sua origem.
"Aos vinte dias do mês de Abril de 1870, na sala dos oficiais do Quartel do Batalhão de Infantaria, reunidos os oficiais ao serviço do referido Batalhão, propôs o Alferes Dores organizar-se um Grémio não só para ponto de reunião, como, mui principalmente, para nele se estabelecer uma biblioteca de livros militares, científicos e de qualquer outro assunto, havendo também jornais, jôgo de armas e de todos os permitidos por lei.
Aceite a proposta pela corporação, nomeou o chefe da mesa preparatória, da qual tomou a presidência, a fim de imediatamente se proceder por escrutinio à eleição dos oficiais que deviam elaborar o projecto de estatutos para o referido Grémio. Recolhidos os votos, foram eleitos: presidente, o capitão Manuel de Azevedo Coutinho (na imagem), vogais, o tenente Henrique Augusto Dias de Carvalho e o Alferes Rafael das Dores, sendo este o secretário. Nomeada a comissão, ficou logo convencionado que podiam ser sócios do Grémio todos os oficiais do exercito, marinha, reformados e aspirantes. Em seguida o presidente deu a mesa por dissolvida e encarregou a comissão de fazer convidar para sócios todos os oficiais nas circunstâncias acima, sendo estes os fundadores, os quais avisariam para as sessões em que forem presentes os estatutos, e assim terminou esta reunião do dia 20 de Abril de 1870. Ass) - Domingos José d' Almeida Barbosa - tenente-coronel."Os primeiros estatutos do Grémio Militar foram aprovados pelo Governo a 24-01-1871 e publicados a 31 do mesmo mês no "Boletim de Macau e Timor".

Sem comentários:

Enviar um comentário