domingo, 19 de abril de 2009

Roque Choi: 1921-2006

Roque Choi (1921-2006) foi um empresário e político importante de Macau. É de etnia chinesa mas tinha a nacionalidade portuguesa. Foi fundador do Banco Seng Heng, que mais tarde foi adquirido por Stanley Ho.
Exerceu a vice-presidência da Associação Comercial de Macau e a presidência do já extinto Leal Senado, tendo assinado o protocolo de geminação entre Macau e Lisboa com Krus Abecassis em 1982. Foi também membro da Comissão Consultiva da Lei Básica de Macau, da Comissão Política Consultiva do Povo Chinês da província de Guangdong e do Conselho Consultivo do último Governador de Macau, o General português Rocha Vieira. Participou também de modo crucial nas negociações que antecederam à transferência de soberania de Macau para a República Popular da China.
Foi também secretário pessoal do macaense Pedro José Lobo, umas das figuras centrais de Macau nas décadas de 30, 40 e 50. Mais tarde, assumiu também as funções de secretário pessoal de Ho Yin, ex-líder da comunidade chinesa de Macau e pai de Edmund Ho Hau-wah, o actual Chefe do Executivo do governo da Região Administrativa Especial de Macau.
Roque Choi rodeado de Firmino da Silva (esqª) e Nunes da Silva (dtª), Comandantes da Defesa Marítima Territorial de Macau... o primeiro cessava funções, o segundo, tomava posse

Sem comentários:

Enviar um comentário