domingo, 3 de outubro de 2010

Pharol da Guia: desde 24 Setembro 1865

Desde a noute de 24 do mez passado se começou a acender um novo pharol construido na fortaleza de Nossa Senhora da Guia, da cidade de Macau. O pharol está a latitude de 22.º11'N, e na longitude de 113.º33'E, de Greenwich. A elevação da luz é de 101,5 metros acima do nível do mar nas mais altas marés de tempo calmo. A torre do pharol mede 13,5 metros da base à cúpula, tem a forma octagonal e é pintada de branco. A lanterna é vermelha. A luz é branca e rotatoria, fazendo um giro completo em 64" de tempo. Pode ser vista a 20 milhas, em tempo claro. N'esta distancia, a duração da luz é de 6" e a do eclipse dura 54". A 12 milhas, o maior clarão de luz dura 12", e o intervalo do eclipse (de 52") é cortado pelo aparecimento quazi instantaneo, de uma luz mais fraca. (...) Logo que seja possível se publicarão as marcações feitas pelo pharol para demandar o ancoradouro da rada de Macau.
Capitania do Porto de Macau, 2 de Outubro de 1865. José Eduardo Sarnichia, Capitão do Porto.
As duas imagens são do início do século XX. A história deste farol - já com 145 anos - está contada em diversos post's aqui no blog.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando, eu basei-me no que diz o texto: "noute de 14 do mez passado"; talvez seja uma erro porque tb já encontrei na transcrição do mesmo texto a data de 24; aliás na Cronologia da História de Macau aparece 24; O farol começou a ser construído em 1864 pelo macaense Carlos Vicente da Rocha; foi oferecido ao Gov. Coelho do Amaral pela comunidade estrangeira de Macau liderada por H. d. Margesson. Obrigado pelo reparo. Cumps

    ResponderEliminar