quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Homenagem à Prof.ª Maria Manuel Machado

Terá lugar na Casa de Macau em Lisboa no próximo dia 22 de Outubro (sábado), a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado.
Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).
A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o marido nas suas comissões de serviço. Ensinou no antigo Liceu Nacional Infante D. Henrique e na Escola Comercial, para além de ter dado explicações a inúmeros jovens macaenses de diversas gerações, tendo ficado conhecida por “Madame”, nome pelo qual ela própria gostava de ser tratada pelos seus alunos, e que ainda hoje muitos carinhosamente mantêm.
As suas qualidades humanas e pedagógicas granjearam-lhe profunda admiração e respeito de todos quantos tiveram a felicidade de a ter como Mestra, continuando até hoje a receber inúmeras provas de amizade dos seus antigos alunos. É mãe de quatro filhos, a Isabel, o Manuel, a Margarida e o Luís. Este último, nascido em Macau e onde praticamente sempre residiu, veio reforçar ainda mais a profunda ligação, quer afectiva, quer profissional, à Cidade do Nome de Deus.
A comemoração do aniversário incluirá o lançamento do livro biográfico “Há Biscoitos no Armário”, da autoria de Jorge Pinheiro, segundo encomenda dos filhos da Aniversariante, sendo convidados a participar na apresentação, e partilha dos “biscoitinhos”, todos os familiares, amigos e antigos alunos.
Excerto de um texto do último boletim (Qui-Nova?) da Casa de Macau em Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário