quarta-feira, 11 de abril de 2012

A viagem do "Pátria" em 1924

Há 88 anos estavam algures nos céus dois portugueses dentro de um avião com uma rota traçada: Macau. Venha daí!  Embarque nessa viagem!
A primeira ligação aérea entre Portugal e Macau iniciada a 7 de Abril de 1924 a partir de Vila Nova de Mil Fontes nasceu da primeira tentativa da viagem aérea à Madeira, que Brito Pais e Sarmento de Beires tentaram concretizar em 1920.
Na esperança de poderem levar avante o sonho da travessia aérea do Atlântico Sul e constatando que o Governo português pouco interesse manifestava em relação a estes feitos, os pilotos recorreram a uma subscrição pública conseguindo uma verba para a compra de um Breguet de bombardeamento nocturno que outrora tinha servido na 1ª Guerra Mundial. Adquirido o avião Breguet 16 Bn-2 com um motor Renault de 300cv foi necessário fazer algumas alterações, nomeadamente retirar-lhe grande parte da sua carga militar e introduzir-lhe depósitos de gasolina suplementares, de forma a aumentar o seu raio de acção. O «Pátria», nome que lhe será atribuído terá como tripulantes, o Major Brito Pais, o Major Sarmento de Beires e o Mecânico Alferes Manuel Gouveia, que se juntou à tripulação em Tunes. Segundo Brito Pais a viagem tinha dois objectivos principais: A ida a Macau e não permitir que a aviação Portuguesa estagnasse. Os contratempos foram de vária ordem com condições atmosféricas bastante adversas, desde tempestades de areia, calores intensos e cartas geográficas sem rigor, o «Pátria» acaba por aterrar no deserto de Thur na Índia, totalmente danificado. Depois do sucedido, chega de Portugal, a notícia de que o Governo autoriza a compra de um novo avião. No dia 7 de Maio o «Pátria I» é substituído por um Havilland Liberty, DH9 de 400cv, comprado na Índia por 4.700 libras, baptizado com o nome de «Pátria II». Para que o «Pátria II» pudesse prosseguir viagem, Manuel Gouveia não acompanha o resto dos tripulantes por uma questão de lotação da aeronave seguindo directamente para Macau. 

Emissão filatélica de 1999: nos 75 anos da viagem
A viagem aproxima-se do fim e no dia 20 de Junho, o «Pátria II» deixa a Indochina rumo a Macau. Por razões de mau tempo, a tripulação viu-se forçada a fazer uma aterragem de emergência numa povoação chinesa junto a Hong Kong depois de ter sobrevoado Macau, tendo o avião ficado danificado embora sem consequências para os pilotos. 
Uma lancha canhoneira - a "Macau" - veio de Macau até Hong Kong para levar consigo os tripulantes. No território após horas à espera a população temeu o pior quando a certa altura viu a bandeira de Portugal a meia haste no Palácio do Governo. Mas nada tinha a ver com os pilotos, mas antes um membro do corpo diplomático que morrera na China.
Sobre o mar, montanha e deserto, o Pátria percorreu 16.380km voados em 115h e 45m para chegar a Macau.
Ainda hoje se encontram no Clube Lusitano de Hong Kong um painel formado com partes do avião para sempre ligado a este feito da Aviação Portuguesa. Em Portugal sugiro uma visita ao Museu do Ar.
No livro de Sarmento de Beires "De Portugal a Macau: a viagem do Pátria" (há uma primeira edição de mais de 200 páginas com muitas ilustrações logo em 1925 da Seara Nova; a 2ª edição é de 1953) pode ler-se sobre Macau:
"A península minúscula em que a secular cidade portuguesa dos confins da Ásia se comprime, na desordem dos seus bairros, entre as Portas do Cerco e o mar, parece a palma da mão que a China estende ao Pacífico, como a mendigar-lhe a esmola das suas ilhas aveludadas e sombrias. A Praia Grande, avenida quase circular, faz a curva entre a chave da mão e o polegar, onde a capelinha da Guia se alcandora no topo de uma colina."
Uma récita que evocou o feito no teatro D. Pedro V a 4 de Julho de 1924
Nota: existem diversos posts relacionados com este tema pelo que sugiro utilização do campo de pesquisa. Em breve vou disponibilizar alguns recortes dos jornais portugueses da época.

1 comentário:

  1. Em Sesimbra, em Junho de 1924, foi fundado o clube de futebol Pátria, assim designado em homenagem aos heróicos aviadores.

    ResponderEliminar