quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Década 1970: memórias de um militar

Situado no Sul do continente chinês, Macau é constituído por três pequenos territórios: a península de Macau (5,4 km2), ligada à província chinesa de Kuong Tong; e as ilhas de Taipa (3,5 km2) e Coloane (6,6 km2). Apesar desta pequena área, aqui vivem perto de 300 000 habitantes. A maior densidade do globo: 19 625h/km2. Foi Jorge Álvares, um dos capitães da frota de Afonso de Albuquerque, o primeiro ocidental a aportar a terras chinesas (Tamão), em 1513 ou 1515. 
Passando por várias vicissitudes e registando maior ou menor prosperidade, Macau é actualmente uma província portuguesa em franco florescimento. A indústria do turismo ocupa posição cimeira na economia local: com os seus hotéis, casinos e restaurantes, dos quais se destacam o Hotel Lisboa (a pedir meças com os «Hilton » e «Mandarim» da vizinha Hong-Kong), o «Macau Palace» e o «Estoril» ; com as corridas de galgos todos os sábados, domingos e dias festivos, que movimentam cerca de 4 milhões de patacas por noite; com as suas três lotarias ( Pac-Piu) diárias e com o Grande Prémio de Automobilismo que atraem mais de 250 000 turistas por ano, não contando com os residentes de Hong-Kong e chineses que todos os fins de semana invadem a cidade.
Importantes também são as indústrias de têxteis e de pólvora (panchões, fósforos e fogo de artificio). A pesca, com destaque para os camarões - que viajam via aérea para os Estados Unidos - e os caranguejos. O comércio do ouro, o ' maior do Oriente, pesa bastante na balança económica. 
Macau encontra-se a cerca de 40 milhas de Hong-Kong, com a qual tem ligação rápida por hidroplanadores, com partidas quase consecutivas, os quais percorrem a distância em 75 minutos, e, ainda, por uma frota de barcos convencionais. Com a recente ligação das ilhas de Taipa e Coloane e a pr6ximainauguração da ponte que ligará Macau à Taipa, ficam os três territórios ligados entre si, o que vai traduzir-se num desenvolvimento daquelas ilhas, até agora menos povoadas (cerca de 5000 e 3000 habitantes, respectivamente) em confronto com o total de 300 000 que a província conta . Não esqueçamos que as melhores praias da províncias e situam na baía de Hác-Sá, na ilha de Coloane, e que esta ligação as tornará facilmente acessíveis.



A Marinha
A presença da Marinha em Macau tem sido permanente. O Farol da Guia - o primeiro que iluminou as costas da China - comemorou já o seu centenário. O Centro de Aviação Naval de Macau, extinto há alguns anos, foi das primeiras bases de aviação militar no Ultramar. Do mesmo modo, também primeira, foi a Estação Radionaval. As constantes estações e comissões - até há pouco - dos nossos navios de guerra, são disso prova evidente. Hoje, com o Comando da Defesa Marítima, os Serviços de Marinha que englobam a Capitania dos Portos, a Polícia Marítima e Fiscal e as Oficinas Navais, e os referidos farol da Guia e Estação Radionaval, a nossa Marinha tem uma presença de algumas centenas de militares, militarizados e civis.
A importância dos Serviços de Marinha na província é notória. O seu complexo naval é vasto, pois nele estão incorporados dois rebocadores - um de alto mar; duas dragas - uma de baldes e outra de garras - e uma dragueta de sucção; sete vedetas da P. M. F. e uma da hidrografia; vários batelões; uma barcaça de desembarque - muito útil no transporte de viaturas entre Macau e as ilhas; e outras embarcações miúdas. Os Serviços de Marinha e organismos dependentes têm a seu cargo, entre outros, os serviços de farolagem , as dragagens dos portos, o policiamento do mar e dos cais, a fiscalização de entradas e saídas de mercadorias, construção e reparação naval.
Cidade flutuante. Juncos , lorchas e tancares, tudo serve para pescar e viver. Neles nascem, vivem e morrem algumas dezenas de milhares dos 300 000 habitantes de Macau. 
Texto de M. Horta in Revista da Armada nº 13, Outubro 1972


Sem comentários:

Enviar um comentário