terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Chá Gordo de Natal na Casa de Macau em Portugal

O "chá gordo" é uma festa - normalmente de aniversário, baptizado ou casamento - embora a sua origem esteja associada ao calendário da religião católica e a momentos como a Páscoa ou o Natal. No final da tarde, por volta das 17/18horas as pessoas reúnem-se em grupos familiares e de amigos para uma refeição e momento de convívio que se prolonga até ao jantar. É portanto um lanche ajantarado que inclui dezenas de iguarias... um pouco de tudo o que constitui a gastronomia macaense.
Para abrir o apetite apresento uma 'pequena' lista da 'comisaina': pratos de minchi, de tacho, a capela, de arroz carregado, do lou pak kou, galinha chau-chau parida, molo kai-fan (arroz mouro) adê cabidela, camarões panados, a casquinha de caranguejo, chilicotes de carne picada, apa-bico, pãezinhos recheados, etc.. Na doçaria temos: bebinca de leite, bolo Menino, mamon, sanrasurável, marcazote, celicário, sola de anjo, fula-fula, ladu, doce de camalenga, chacha, bicho-bicho e ginetes, entre outros.
O evento é já uma tradição da Casa de Macau em Portugal e o próximo acontece já no dia 15 de Dezembro (sábado), a partir das 18 horas.
As inscrições e pagamentos deverão ser feitos junto da Secretaria (Av. Almirante Gago Coutinho, 142, Lisboa) por telefone n.º 21 845 11 67,, por fax n.º 21 843 91 31 ou por e-mail: casademacau@mail.telepac.pt, até ao próximo dia 7 de Dezembro.
Preços: Associados, cônjuges e filhos a cargo: € 12; Convidados: € 20;
Crianças até aos 12 anos inclusivé, beneficiam do desconto de 50%;
O pagamento deverá ser feito com antecedência, preferencialmente por transferência bancária para o NIB 0035 0125 0000 0500 5306 4, devendo obrigatoriamente ser enviado o comprovativo à Casa de Macau. A inscrição é obrigatória.
Este ano o Chá Gordo da Casa de Macau em Portugal decorre em paralelo com o “Macau Memorabilia”, uma iniciativa do associado João Botas, apoiada pela Casa de Macau, e onde se pode comprar, vender e trocar objectos de coleccionismo de Macau: 
postais, caixas de fósforos, livros, cartões de telefone, pacotes de açúcar, pequenas peças de porcelana, etc. 
Traga o que tem lá por casa. Compre / Venda / Troque e consiga um presente de Natal bem original.

Sem comentários:

Enviar um comentário